Filmes e séries prendem a atenção do estudante e trazem informações de forma natural
Cada estudante pode aprender de diversas formas. Há aqueles que gostam de fazer anotações, enquanto outros preferem resolver exercícios, por exemplo. Além dos estudos mais tradicionais, as imagens, incluindo filmes e séries, podem fazer a diferença nos estudos de certas matérias, trazendo informações de forma natural.
Os momentos de aprendizado
“Nosso cérebro aprende de muitas maneiras diferentes. Isso porque há formas variadas de foco de atenção, ou seja, existem várias camadas de momentos de aprendizado em que o cérebro apreende e preserva por mais tempo as informações. Algumas, nós sequer notamos que estão ocorrendo, mas estão”, diz Raphael Amaral, autor do Sistema Anglo de Ensino.
Logo, não é só na sala de aula que um indivíduo está aprendendo. Conhecimentos essenciais para a vida são adquiridos fora da escola e, além disso, é possível relacionar dados conteudistas (dependendo da área do conhecimento e do assunto) com elementos do cotidiano, como os filmes.
Cultura visual
“Filmes e séries estão inseridos em uma cultura visual completamente hegemônica em nossa época. Estamos em uma civilização imagética em que as pessoas passam grande parte do dia consumindo imagens”, diz Amaral. Por isso, tão habituados com a presença desse material no cotidiano, é natural que alguns jovens busquem filmes que ensinem algo, indo além de apenas entretê-los.
Os filmes fortalecem o aprendizado
“Os campos de aprendizado ativados no cérebro quando estamos assistindo às produções fílmicas são extremamente fortes e amplos. Elas trabalham com sensações, empatias, catarses e muitos outros elementos que ajudam a explicar o porquê de aquilo que a gente vê em um filme ou em uma série permanece mais tempo na nossa cabeça do que um conjunto de informações mais ‘secas’ e ‘cruas’ de uma aula”, finaliza o autor.