Metodologias ativas: por que elas são importantes para o aprendizado?

Ao participar ativamente das aulas, os estudantes aprendem a se comunicar melhor e consolidam os seus conhecimentos

O modelo tradicional de ensino, marcado por diversas aulas expositivas, não condiz com o ritmo do mundo contemporâneo. Para atrair a atenção dos estudantes, muitos professores têm apostado na variação das técnicas pedagógicas, introduzindo mais metodologias ativas. Nesse formato, as turmas precisam pesquisar e se posicionar, por conta própria, a respeito dos conteúdos.

“O uso das metodologias ativas vem impulsionando práticas cujos resultados são bastante interessantes ao desenvolver competências como a argumentação e comunicação, por exemplo”, afirma Thiago Dutra, autor do Sistema Anglo de Ensino.

Os Itinerários Formativos

Um espaço que incentiva o uso das metodologias ativas são os Itinerários Formativos (mais uma novidade do currículo do Novo Ensino Médio, vigente a partir de 2022). Cada aluno adapta a sua grade horária de acordo com os seus interesses pessoais e acadêmicos, podendo explorar, inclusive, áreas que gostariam de seguir profissionalmente.

Nessa proposta, os estudantes desenvolvem projetos, tanto individuais quanto em grupo. Eles aprendem, portanto, por meio da prática, distanciando-se do modelo clássico de aprendizagem, em que o professor fala e a classe ouve.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *