Por que as tirinhas e charges aparecem com frequência em provas e atividades?

As histórias em quadrinhos exigem que o leitor faça uma interpretação e relacione elementos visuais e verbais

Na escola, os estudantes exercitam a interpretação de texto de diversas formas. Essa habilidade precisa ser introduzida naturalmente no cotidiano do jovem, que deve conseguir captar pontos de humor e crítica com rapidez. As tirinhas e charges são um treino excelente, estando presentes em muitos exercícios e nos próprios vestibulares.

Para Henrique Braga, autor do Sistema Anglo de Ensino, existem três principais motivos para a grande frequência das tirinhas e charges nas atividades didáticas e provas. Confira:

1- Histórias em quadrinho são itens de ampla circulação

“Cada vez mais os principais vestibulares, muito influenciados pelo Enem, têm se preocupado em verificar a competência leitora que os candidatos vão manifestar no mundo real”, diz Braga.

Levando em consideração que as histórias em quadrinhos (incluindo as tirinhas e as charges) retratam temas do cotidiano e são produtos pensados para o público jovem, inseri-las nos exames é uma forma de notar habilidades práticas daquele estudante, essenciais para além do contexto acadêmico.

2- Verificar a capacidade de correlacionar textos

Outra vantagem de incluir quadrinhos nas atividades é exercitar a habilidade de correlacionar elementos visuais e verbais. Na maioria das vezes, o humor ou a lição da tirinha só faz sentido se o leitor analisar essas duas frentes simultaneamente. Outra questão interessante é que muitas charges, por exemplo, são opinativas, então é importante que o estudante compreenda o contexto em que a obra é produzida.

3- Os textos são sucintos

Ler uma tirinha ou uma charge exige muito menos tempo do que um artigo científico, por exemplo. O tamanho faz com que esse modelo seja muito bem-vindo nas provas, já que o candidato só pode dedicar alguns minutos por questão.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *