Saiba como a carreira dos pais pode influenciar a escolha profissional dos filhos

Desde pequenos, os filhos observam as carreiras de seus pais e podem usá-las como direcionamento na hora de tomar a própria decisão

Ao chegar no Ensino Médio, os estudantes, em paralelo à rotina escolar, devem considerar qual profissão gostariam de seguir depois da formatura. Avaliando as diversas possibilidades de carreiras, é natural que busquem referências, sobretudo de pessoas próximas.

A influência dos pais na escolha profissional de seus filhos pode acontecer desde muito cedo, e deixar impactos positivos e negativos. Com isso em mente, o jovem precisa estar atento para tirar um bom proveito do contato com o trabalho da família, usando-o como guia – e não regra – para a própria escolha.   

Como a carreira dos pais influencia a escolha dos jovens

Ainda na infância, os pais costumam ser as primeiras figuras de referência de um indivíduo. Integrando a rotina do núcleo familiar, as crianças têm contato com o cotidiano de trabalho, seja indo até o local, conversando sobre as atividades, ou apenas observando os horários, vestimentas e instrumentos.

Quando ficam mais velhos, essa análise fica mais crítica e precisa. “O jovem passa a se perguntar se gostaria de fazer o mesmo que os pais, se são realizados na profissão, se obtêm bons retornos do trabalho, quais dificuldades enfrentam, e assim compreenderem gradualmente o quanto se identificam ou não com aquela profissão”, explica Silvia Hasse, psicóloga do Serviços de Atendimento Psicológico do Anglo (SAP).

Prós e contras dessa influência

O contato com a carreira dos pais pode gerar efeitos positivos e negativos. Confira os prós e contras:

Prós: o acesso à informação é facilitado, pode haver maior motivação e, ainda, há uma pessoa sempre disponível para tirar dúvidas ou ajudar em pontos específicos.

Contras: pode impedir o jovem de explorar outras opções, indicando que apenas aquele caminho é bom, de sucesso, sem permitir que o estudante pense por conta própria.

Como separar a admiração pelos pais das próprias escolhas?

Para separar a admiração pela família das suas próprias escolhas, o jovem deve, constantemente, refletir sobre quem é. O autoconhecimento gera escolhas mais responsáveis, conscientes, e permite que um espaço individual seja delimitado.

Além disso, vale lembrar que o estudante começará do zero, nunca da mesma função ou momento de um trabalhador que está há décadas no mercado. “É importante diferenciar que a carreira dos pais foi construída ao longo do tempo e o jovem terá outras escolhas para enfrentar, dentro do seu contexto particular”, completa Hasse.

Como tirar bom proveito da profissão dos pais para sua própria escolha

Focando na vantagem de poder observar, de perto, a vida profissional dos pais, os jovens devem adotar ações estratégicas. É primordial encontrar espaço para o diálogo, e é interessante visitar o local de trabalho, ou participar de um dia de atividades, tentando se projetar naquela rotina. Um cuidado essencial consiste em tomar conclusões sozinho e buscar analisar outros setores também.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *