Obras inspiradas em fatos reais podem ajudar o estudante a compreender os conteúdos das aulas

É fundamental que os conteúdos escolares tenham algum significado para as turmas

Muitas vezes, o estudante sente dificuldade em entender ou gostar de uma matéria por achar ela muito abstrata, distante da sua realidade. É o caso de algumas teorias matemáticas, ou de períodos históricos, como a Idade Média.

Esses assuntos tornam-se mais relevantes quando o jovem consegue entender os seus efeitos para a humanidade. Por isso, obras inspiradas em fatos reais, sejam elas pinturas, filmes ou séries, por exemplo, podem instigar a curiosidade e ajudar na compreensão de conteúdos escolares.

Tornando o conhecimento significativo

“Considere um filme sobre o cotidiano das trincheiras nas Guerras Mundiais. Ou então, uma série sobre uma dupla de personagens que possuem um laboratório químico caseiro para fazer algumas experiências. Ou um filme sobre missões espaciais em que o final feliz depende que as personagens façam os cálculos matemáticos corretos. Enfim, em cada uma dessas obras (e de muitas outras), os conteúdos coletados em uma sala de aula estão inseridos em um contexto no qual não são somente fórmulas, datas, números e conceitos abstratos: eles fazem parte da realidade e moldam a vida das personagens”, diz Raphael Amaral, autor do Sistema Anglo de Ensino.

Nesses cenários, o conhecimento ganha, portanto, um novo tipo de significado. O jovem passa a enxergá-lo como algo expressivo, que pode impactar a vida das pessoas. Isso auxilia bastante no aprendizado.

Filmes e séries não substituem a aula

Por mais que beneficiem o aprendizado, é essencial lembrar que as obras culturais jamais substituem a sala de aula, ou o momento em que o aluno estuda com seus livros e computador.

“Filmes e séries podem ser interpretados como um complemento a um procedimento mais importante e fundamental: o momento em que o estudante está com sua atenção focada integralmente em aprender algo relacionado a alguma área do conhecimento (tanto na sala de aula, quanto estudando fora da escola)”, diz Amaral.

Um filme é só um filme

“Além disso, convém lembrar que filmes e séries são narrativas e, portanto, não devem ser interpretados como atestados de veracidade. Ou seja, algo não aconteceu, ou não é daquele jeito, só porque apareceu em um filme… Um filme é só um filme”, afirma o autor. Então, é importante tomar cuidado para não se basear cegamente em uma história interpretada para o cinema.

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