5 benefícios da leitura em voz alta

O leitor pode aprimorar a sua capacidade de concentração e entender a funcionalidade da pontuação

Em escolas do mundo todo, os professores propõem que as crianças leiam em voz alta para a turma. Nos lares, também é uma tradição que as famílias leiam histórias em conjunto, sendo esse um momento de lazer e aproximação entre os envolvidos. Mas, afinal, quais são as vantagens dessa atividade?

Leila Rensi, autora de Língua Portuguesa do Sistema Anglo de Ensino, identifica os seguintes pontos como principais benefícios da leitura em voz alta:

1- Mais foco no que se está lendo

“Quando alguém lê em voz alta, é promovida uma conexão entre a mente e a voz e aí se fortalece o foco naquilo que se lê”, afirma Leila. Logo, para quem tem dificuldade em se concentrar em um livro ou no material didático, essa proposta pode ser uma excelente estratégia.

2- Aprender o ritmo do texto

“A leitura em voz alta faz com que o ouvido aprenda o ritmo do texto e isso está ligado à compreensão dele. Se você mudar o ritmo do texto, ele muitas vezes perde o sentido ou tem o seu sentido invertido. Então, é fundamental ler em voz alta para se ouvir e perceber a estrutura do texto, como a pontuação procura representar a entonação dada, entre outros fatores”, diz a autora.

3- Vencer o medo de falar em público e melhorar a leitura

Quanto mais leem em voz alta, mais as crianças enfrentam o medo de se apresentar em público, habilidade que pode ser muito útil para a vida, e aprimoram suas competências cognitivas. Na atividade, os estudantes colocam em prática os conhecimentos que viram nos últimos anos e o professor pode ajudá-los individualmente.

Nesse contexto, Leila reforça que os professores não devem forçar os alunos a realizar a leitura para a turma a menos que estejam confortáveis.

4- Desligar-se de outras atividades

Ler em voz alta também é uma garantia que o foco do indivíduo estará completamente destinado a essa única função, desligando-se completamente de outras atividades, como a televisão ou o celular.

5- Fortalecer ligações interpessoais

Por fim, a leitura em voz alta fortalece vínculos entre as pessoas presentes, sobretudo, quando aquele se torna um momento especial para a família, por exemplo.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *