O professor deve ter empatia e perceber se cada aluno está confortável com a atividade
Seja na aula de português, de um idioma estrangeiro ou de uma disciplina teórica, é comum que os professores peçam para os alunos lerem em voz alta. Essa proposta deixa a sala mais dinâmica, já que a turma para de ouvir apenas o professor e presta atenção nos colegas. Apesar disso, não são todos os estudantes que gostam de fazer essa leitura para a sala.
Segundo Leila Rensi, autora do Sistema Anglo de Ensino, o medo de ler em voz alta geralmente ocorre pelos seguintes motivos:
1- Timidez
“Mesmo que um aluno seja fluente no idioma, ele pode ser tímido e não gostar de se apresentar em público. Então, é preciso um cuidado especial do professor, que deve ter sensibilidade para perceber isso e, aos poucos, ajudar o estudante a ter confiança naquilo que ele apresenta para os colegas e para o próprio professor”, afirma Leila.
2- Medo de errar
De acordo com a autora, a questão mais séria que pode ser observada nesses casos é o medo de errar e de “fazer feio” em frente da turma. Isso acontece principalmente com alunos menos fluentes, pois há maior dificuldade de pronúncia, de obedecer a pontuação e de entender o texto.
Como o professor pode ajudar?
Durante os momentos de leitura em sala, o professor deve observar atentamente os seus alunos. É fundamental que ele respeite a individualidade de cada um, sem insistir para que a criança faça algo que não se sente confortável.
“Jamais peça para qualquer aluno ler um texto antes dele conhecê-lo bem, ter entendido e ter praticado algumas vezes a leitura silenciosa”, finaliza a profissional.