Cultura brasileira: que atividades podem ser feitas nas escolas sobre o tema?

As crianças e adolescentes, além dos conteúdos das disciplinas básicas, devem aprender sobre o Brasil e a cultura nacional

A escola possui o papel de formar os indivíduos, não pensando apenas no desempenho em provas acadêmicas e vestibulares, mas também na relação daquele cidadão com o mundo. No Brasil, é importante que as crianças e adolescentes aprendam sobre a diversidade no território e as variadas manifestações culturais que nascem a partir disso.

“Estudar a cultura brasileira é muito importante, seja em uma aula tradicional de história, sociologia ou arte, seja em eventos específicos”, diz Vinícius de Paula, autor do Sistema Anglo de Ensino. Pensando nisso, o profissional comentou algumas oportunidades para promover debates culturais nas escolas:

Feiras culturais

“Eventos, como uma feira cultural, são sempre muito bem-vindos, pois são momentos em que os alunos se juntam para defender determinados temas e visões. A cultura entra nisso, os regionalismos, a questão da arte, da música e do folclore – tudo isso pode ser abordado”, diz Vinícius de Paula

Debates, mesas redondas e palestras

Além das feiras, podem ser promovidos momentos de debate nas escolas, assim como mesas redondas e palestras, em que a comunidade fala sobre cultura e identidade. Alguns temas interessantes que podem aparecer são: a questão racial, as heranças culturais, os indígenas e as comunidades afrodescendentes dentro do Brasil.

“Tudo isso é cultura e pode ser debatido em eventos específicos. Isso é sempre relevante, porque é conhecimento e constrói ainda mais, de forma efetiva, a identidade e a relação do aluno com a escola”, finaliza o especialista.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *