Pensa em seguir uma carreira artística? Confira dicas importantes

Autor do Sistema Anglo comenta sobre as diferentes direções artísticas que os estudantes podem escolher

Quando ainda estão na escola, principalmente no Ensino Médio, os estudantes devem observar os seus principais gostos e interesses para optar pelo melhor caminho profissional. Alguns jovens que possuem grande afinidade pela arte ficam receosos de seguir esse rumo, sem saber as opções de carreira ou como devem se preparar.

Felizmente, a arte é um campo extremamente diverso e há várias carreiras relacionadas. Nesse sentido, vale analisar as possibilidades e lembrar de como as disciplinas escolares podem ajudar.

Como as disciplinas escolares auxiliam os estudantes que desejam uma carreira artística?

“É preciso destacar que uma carreira em artes não depende apenas de criatividade. Empreendedorismo, projeto de vida, intermediação sociocultural, cultura digital e outros saberes e habilidades desenvolvidas nas escolas também contribuem na administração de carreiras associadas às artes”, comenta Eduardo Duique, autor de Artes do Sistema Anglo.

Diferentes opções de carreira artística

É interessante destacar que a própria arte é muito ampla. É possível trabalhar com a arte visual, com meios tradicionais, como as pinturas, com a música, seja se apresentando ou dando aulas, com design gráfico e muitos outros campos. Além da ação prática, quem se interessa pela área também pode considerar a coordenação de eventos e exposições; a assessoria estratégica ou a condução de pesquisas, por exemplo.

“Lembre-se que além de produzir obras, artistas e outros profissionais da área organizam exposições e eventos, muitas vezes gigantes como uma Bienal ou Rock in Rio, realizam curadoria, escrevem críticas e muitas outras funções”, aponta Duique. Em todas essas funções, é importante dominar as disciplinas básicas da escola.

Profissionalismo

Para construir qualquer carreira, é necessário traçar um plano de ação e dedicar tempo, estudo e prática ao assunto.  “É necessário frisar, por mais que muitos artistas mais jovens não gostem dessa parte, que arte não é só inspiração. Tem muito trabalho envolvido, exige disciplina, esforço e dedicação. Oras, não é isso que a escola ensina também?”, destaca o professor.

O que os estudantes que querem seguir carreira artística devem ter em mente quando estão na escola?

Segundo Duique, os estudantes devem entender a importância de uma formação ampla com conhecimentos variados, o profissionalismo envolvido e, principalmente, devem lembrar que a arte, além de seu papel formador, lúdico, divertido e humano pode ser, sim, uma maravilhosa opção de carreira e projeto de vida.

“Por fim, acho importante ressaltar que alunas(os) que vão seguir outras carreiras, como medicina, direito ou engenharia também podem se beneficiar enormemente das artes, da criatividade, repertório e conhecimentos associados, das habilidades técnicas desenvolvidas para além da formação humanista.”

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *