5 dicas para tornar a leitura um hábito familiar

Fernando Marcílio, professor do Curso Anglo, compartilha cinco dicas para inserir a leitura no cotidiano da família

Para os mais velhos, pode ser comum a lembrança da avó, ou de outro familiar, lendo uma história para as crianças, reunidas em sua volta. Esse evento, simples, fica guardado com carinho na memória da família, a qual estreitou laços conforme refletia, em conjunto, sobre as narrativas.

Hoje, por mais que conheçam os efeitos positivos da leitura, muitas famílias encontram dificuldades para realizar a atividade com frequência. O contexto de agendas agitadas e um uso cada vez maior da tecnologia contribuem para que a tradição seja deixada de lado.

A fim de evitar motivos para dispensar a leitura no dia a dia, é necessário que a atividade  se torne um hábito, isto é, um ritual, seguido com disciplina. O professor Marcílio, do Anglo, separou 5 dicas que podem ajudar nessa missão:

1- Ter prazer na leitura

Para que o hábito seja estabelecido, é fundamental sentir prazer pelo que se está lendo. Atualmente, as opções são infinitas nas livrarias e lojas virtuais, e cada um pode selecionar o item que mais lhe agradar. “Os pais não precisam ter o mesmo gosto dos filhos, ou se obrigar a ler aquilo que os filhos querem ler. Basta que façam as suas próprias escolhas; o importante é demonstrar paixão”, explica Marcílio.

2- Respeito pela individualidade

É importante haver liberdade para escolher o que se lê, sem julgamentos. Se o objetivo for uma leitura em conjunto, todos devem ser ouvidos para procurar um consenso e, caso contrário, uma das partes pode dar uma chance à opinião alheia.

“Cada um tem seu gosto próprio, e todos precisam ser respeitados em suas opções de leitura e de pensamento. Todo diálogo começa pela liberdade de expressão”, comenta o professor.

3- Regularidade

Muitas vezes, os membros da família terão disponibilidades ou disposições diferentes para ler. Logo, o mais importante é estabelecer uma regularidade sobre a leitura, mesmo que isso seja em momentos distintos e separados.

4- Compartilhamento

 “Quando um leitor descobre um trecho que, por alguma razão, o fascina, a vontade maior é de dividi-lo com outras pessoas. É ótimo que isso ocorra no ambiente familiar, porque, assim, cada um fica conhecendo ainda mais o outro, os seus gostos particulares, sua forma de pensar e de conceber o que acha que é belo e significativo”, relata Marcílio.

5- Material de apoio

Nas aulas da escola, os estudantes carregam materiais didáticos de apoio para diversas disciplinas, a fim de compreender fatos atuais ou textos literários. Esse tipo de material também pode ser inserido nas discussões familiares, auxiliando a leitura de todos.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *