Quer usar o Enem para ingressar em faculdades estrangeiras? Confira como se preparar

Confira como o Enem pode ser seu aliado e dicas para se preparar para a grande meta que é estudar no exterior

Muitos estudantes possuem o sonho de estudar fora do Brasil, mas não sabem por onde começar. Assim, esse objetivo acaba virando um plano que nunca sai do papel, seja pela falta de planejamento ou de informação. Para tornar a sua meta uma realidade, o jovem precisa dedicar tempo para anotar fatores básicos, como quais exames fazer, os países em que gostaria de estudar e as notas e documentos exigidos.

O que poucos sabem é que o Enem, principal vestibular nacional, é aceito por muitas instituições estrangeiras. Portanto, o meio para receber uma aprovação internacional está mais perto do que imaginam. Se o intuito do estudante for sair do país com a prova brasileira, confira dicas essenciais:

Só o Enem é suficiente para estudar fora do Brasil?

Facilitando meios, o Enem é o único exame obrigatório para os brasileiros que desejam estudar em faculdades portuguesas. “Para ingresso em Portugal basta o Enem, mais os documentos solicitados pela IES (como certificado de conclusão do Ensino Médio, uma carta de motivação, uma carta de recomendação)”, explica Madson Molina, autor do Sistema Anglo.

Sobre o modo de avaliação para um curso em Portugal, ele complementa: “Além disso, a IES também pode estabelecer notas mínimas e pesos diferentes para cada uma das áreas do conhecimento abrangidas no Enem; a escala portuguesa vai de 0 a 200 pontos, enquanto a brasileira vai de 0 a 1000. Ex: Engenharia Civil no Porto, mínimo de 600 na prova de Matemática, 600 em Ciências da Natureza e 475 nas demais áreas”.

Para ingressar em instituições de outros países, apenas o Enem não é suficiente. Em muitos territórios, como o Reino Unido e os Estados Unidos, ele pode aparecer como um dos critérios de aprovação, mas exames locais serão exigidos, além de outros certificados. Vale conferir a situação de cada universidade e, inclusive, listar as exigências das suas instituições favoritas, para não esquecer de nada.

Como se organizar para usar o Enem para faculdades estrangeiras?

De acordo com Molina, o estudante que pretende sair do Brasil deve se organizar tendo os seguintes campos como base:

  • Antecedência

É  necessário seguir um planejamento, sobretudo para países que determinam pré-requisitos. Se é necessário realizar um teste de proficiência do idioma, o candidato precisa estudar e estar atento às datas do exame.

  • Planejamento financeiro

A questão do dinheiro sempre deve ser pensada quando um estudante deseja mudar de país. É importante anotar os custos prováveis, ver se batem com o orçamento, e sempre analisar várias opções para achar a ideal. “Mesmo instituições públicas são pagas na Europa, por exemplo. Em algumas instituições é possível conseguir bolsa de acordo com o desempenho/notas, como em Coimbra”

  • Pesquisa

O profissional destaca, por fim, a importância da pesquisa: “o estudante deve entrar nos sites regularmente, a fim de não perder prazos, ficar por dentro das regras e das possibilidades de bolsas ou auxílios (como monitorias). Pode haver mais de um processo seletivo por ano (ingresso no 1º ou 2º semestre e vagas remanescentes, por exemplo)”.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *