Músicas no vestibular: saiba como citá-las na redação

Aprenda como usar músicas para fortalecer a sua redação do vestibular e onde inseri-las no texto

Na coletânea de textos de uma proposta de redação, é comum que apareçam diferentes formatos: artigos, imagens, gráficos, notícias, tirinhas e, até mesmo, músicas. O candidato pode se deparar com a letra completa, ou então estrofes e versos isolados.

“As letras que são inseridas nessas coletâneas relacionam-se ao tema, ora porque retratam uma situação que remete a esse tema, ora porque lançam um olhar crítico sobre a situação em questão”, explica Marisa de Oliveira, autora do Sistema Anglo. O que muitos esquecem, ou acabam não colocando em prática, é que podem recorrer ao próprio repertório musical na hora de escrever a dissertação, fazendo conexões que podem ajudar a atingir o resultado perfeito.

Usando uma música na introdução ou conclusão do texto

Um bom jeito de inserir a música na redação é na própria introdução – estratégia que pode ajudar quem nunca sabe como iniciar o primeiro parágrafo. “Pode começar o texto citando trecho de uma música que funcione como apresentação do tema sobre o qual ele vai discorrer”, aponta Oliveira.

O ideal é usar um verso ou dois, uma estrofe, no máximo, como forma de contextualizar o assunto. O mesmo vale para a conclusão. Caso o estudante tenha separado um trecho que sintetiza a sua tese, pode usá-lo como encerramento. A autora do Sistema Anglo deixa um alerta para os alunos: “esse verso ou trecho precisa ‘encaixar’ no tema. Não vale a pena forçar uma relação entre tema e música”.

Músicas funcionam na argumentação?

O uso de músicas na argumentação é mais complicado. Se a canção for utilizada como única ou principal base do raciocínio, normalmente isso não se sustentará. É mais aconselhado colocar a mensagem poética como recurso expressivo, como uma síntese do argumento, desenvolvido por outros meios.

Principalmente quando o tema for uma questão contemporânea grave, é sempre melhor focar nos dados, deixando as produções artísticas como um recurso extra. “Na dissertação, sobretudo naquela cujo tema se parece com os do Enem, sobre questões contemporâneas que afligem as pessoas, a história ou reflexão que se expressa em uma obra de ficção não dá conta de sustentar um posicionamento”, aponta Marisa de Oliveira.

As canções brasileiras

“O cancioneiro brasileiro é muito rico, temos músicas muito interessantes, além de belíssimas, que cabem em incontáveis discussões, de inúmeros temas”, comenta a autora. As produções nacionais são extremamente diversas e, inclusive, podem ser uma aposta mais certeira para a redação.

O fato de não precisar traduzir a letra é uma grande vantagem, além de, muitas vezes, ser mais fácil associá-la com o contexto do país. Dentre tantos temas importantes abordados nas músicas do Brasil, podemos citar:

  • disparidades sociais;
  • o período da Ditadura Militar e a música como forma de expressão;
  • violência doméstica;
  • a identidade nacional;
  • racismo;
  • realidades marginalizadas;
  • o processo de urbanização;
  • a vivência da cidade;
  • trabalho;
  • declarações de amor

Ter um repertório variado, incluindo canções de épocas e temas distintos, pode ser vantajoso para o vestibulando, e é um conhecimento levado para a vida. Em síntese, qualquer música pode ser citada como meio de fortalecer a sua redação, desde que haja uma conexão com o tema, um bom posicionamento na estrutura textual e os Direitos Humanos sejam respeitados.

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