Confira quais profissões usam tecnologia no dia a dia e as vantagens de trabalhar na área

Especialistas afirmam que a tecnologia integra diversas profissões e até mesmo áreas que, tradicionalmente, não exigiam essas ferramentas

No século XXI, a tecnologia ocupa um papel essencial no cotidiano humano, seja para o lazer, com produtos de entretenimento ou para cumprir atividades básicas da rotina. Nesse sentido, as crianças são expostas a ferramentas tecnológicas cada vez mais cedo e o interesse pela área pode ficar evidente ainda na escola.

Sendo assim, os estudantes que adoram tecnologia e computação devem considerar a possibilidade de incluir esses elementos em uma carreira profissional. Existem diversas oportunidades e o mercado de trabalho já procura por indivíduos com essa afinidade.

Élcio Silveira e Carlos Marmo, autores do Sistema Anglo, explicam as vantagens de trabalhar com tecnologia e quais profissões estão mais associadas ao tema. Confira:

Pensando nos estudantes que gostam computação e tecnologia, quais profissões eles podem ter no radar, que estão constantemente trabalhando com a tecnologia?

Atualmente, e cada vez mais, a computação e a tecnologia estão presentes nas mais variadas profissões, mesmo naquelas onde não se espera encontrá-las – não é mais necessário falar apenas da engenharia, por exemplo.

Um exemplo é o Direito, que se vale da Inteligência Artificial não somente para executar tarefas laboriosas e repetitivas, mas também para selecionar precedentes e casos análogos, coletar provas e dados nos sistemas online e conferir a mais recente legislação sobre o assunto. Tudo isso em pouquíssimo tempo e com muita precisão.

Na arquitetura e design, a qualidade dos softwares que trabalham com maquetes eletrônicas está em um nível elevadíssimo. Além disso, toda a parte administrativa, falando desde controle financeiro até de materiais e mão de obra, pode ser realizada por meio de softwares dedicados, ou mesmo em uma planilha de cálculos feita pelo próprio profissional.

Na medicina, podemos citar desde prontuários eletrônicos, que exigem conhecimentos de informática para manuseá-los, até mesmo a telemedicina, que ganha cada vez mais importância. Além disso, existem programas em desenvolvimento que possuem precisão de acerto crescente, mas ainda não substituem a figura humana. Sem contar as cirurgias robóticas, cada vez mais frequentes em nosso país e que possuem diversas vantagens em relação às cirurgias tradicionais correspondentes.

Quais as vantagens de trabalhar com tecnologia? Por que são profissões importantes para o mercado de trabalho?

A velocidade com que a tecnologia tem se desenvolvido está ficando cada vez maior. Além disso, exatamente pelo fato de o seu campo de atuação ser tão vasto, é difícil enumerá-las de uma forma muito genérica. Alguns exemplos de vantagens são:

rapidez e precisão na execução de tarefas repetitivas, por exemplo:

·     cálculos e desenhos em projetos de engenharia;

·     manipulação de dados por meio de planilhas, gráficos e algoritmos em economia/administração/recursos humanos/prontuários digitais;

·     cirurgias robóticas;

·     indústria.

– melhoria de aspecto e apresentação, por exemplo:

·         maquetes eletrônicas para arquitetura;

·         exames médicos de imagens;

·         trabalhos publicitários;

·         páginas de internet;

·         interfaces de aplicativos para celulares e tablets.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *