Post-its: como usá-los em seus estudos?

O estudante deve selecionar poucas informações para os post-its e seguir um padrão dentro de suas próprias anotações

Estudar é uma tarefa muito particular, tendo em vista que cada estudante responde melhor a um método. Dentro dessa esfera, os post-its – ou notas adesivas – fizeram muito sucesso nos últimos anos e uma grande quantidade de pessoas já aplica esses papéis coloridos em seus livros e cadernos.

Para quem ainda não usa a ferramenta no dia a dia, pode ser confuso compreender a função de um post-it, ou o que anotar nesse pequeno espaço. O tamanho é, na verdade, um dos motivos da praticidade e efetividade dessas anotações, que ajudam os jovens a organizar os estudos.

O que os estudantes devem anotar nos post-its?

“A ideia central é que o estudante deve anotar no post-it poucas informações. O post-it não foi feito e pensado para ser um livro de notas do aluno, para isso ele tem o seu próprio caderno. A ideia é que o post-it sirva realmente como um meio de complementar a explicação e complementar o raciocínio do aluno”, explica Heitor Ribeiro, coordenador do Curso Anglo.

Sendo assim, os post-its devem ser preenchidos com poucas informações, mas que, só com o olhar, já permitam uma conexão importante e rápida do conteúdo. O coordenador deu algumas sugestões do que o estudante pode anotar nesse espaço:

  • uma dúvida
  • uma associação
  • uma fórmula
  • um ponto importante que merece destaque
  • algo que não pode esquecer

Post-its e blocos de notas auxiliam na compreensão do conteúdo?

“O post-it e o bloco de notas, de fato, ajudam a entender o conteúdo, se o aluno souber usá-los”, enfatiza Ribeiro. Os dois formatos funcionam como forma de auxiliar o estudante a lembrar de algo, destacando um ponto em meio ao resto do conteúdo. Os blocos de notas, inclusive, podem servir para listar ou esquematizar o estudo.

“Tem uma função cognitiva válida, o objetivo deles não é simplesmente decorar, mas fazer o indivíduo entender o que está fazendo, o que precisa ler ou revisar. É uma ferramenta que pode ser muito útil para o aluno se organizar”, completa o educador.

Dica para começar a usar post-its nos estudos

“A principal dica que eu dou para um aluno que está começando a usar post-its seria definir um padrão em relação aos post-its”, aponta Ribeiro. Nesse sentido, se usar o post-it para anotar dúvidas, selecione sempre as unidades da mesma cor. Quando anotar uma fórmula, usar o mesmo tipo, e assim por diante. Outro alerta é que, para não confundir, o post-it não pode ter funções muito diversas. 

Por fim, o coordenador reforça: “O aluno deve simplificar o máximo possível as informações que vão estar no post-it. A ideia é que sejam informações complementares mesmo, não as informações essenciais. O essencial deve estar no caderno, no livro, e os post-its servem realmente como meios auxiliares para o processo de estudo.”

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