O que um estudante aprende quando se destaca na escola?

Os alunos adquirem lições importantes quando obtém sucesso em uma atividade e quando observam o triunfo dos outros

Seja na Educação Fundamental ou no Ensino Médio, a escola pode promover diversas atividades em que, naturalmente, os estudantes descobrem seus interesses e habilidades. Quando se sentem motivados e se entregam à proposta, alguns alunos conseguem se destacar, chamando a atenção do professor e da turma.

Esse momento deve ser celebrado, proporcionando aprendizados valiosos tanto para o aluno “destaque”, quanto para os outros da turma. Conversamos com Vinícius de Paula, autor do Sistema Anglo de Ensino, sobre o assunto. Confira:

O que o aluno aprende quando se destaca?

Quando um aluno se destaca, ele aprende a:

  • desenvolver ainda mais as suas qualidades;
  • ofertar ajuda, por meio das suas qualidades, para os outros ao seu redor;
  • ter mais confiança e proatividade.

“Então, se um estudante se destacou em alguma coisa, é importante que ele seja estimulado a ajudar as pessoas que não conseguiram o mesmo destaque que ele. Ao mesmo tempo, isso serve de incentivo de estímulo para ele continuar crescendo”, diz Vinícius de Paula.

O que os colegas aprendem quando outro aluno se destaca?

“É importante perceber que os destaques não precisam ser todos nossos, e é bonito ver pessoas no nosso entorno conseguindo destaque em algumas coisas que, por exemplo, nós não conseguiríamos”, explica o autor.

Nesse contexto, ele afirma que, ao reconhecer o destaque de um colega, os estudantes aprendem a lidar com as próprias limitações, sabendo valorizar o sucesso alheio e receber elogios quando for a sua hora. Cria-se, portanto, uma consciência para encarar desafios e lidar com vitórias e insucessos ao longo da vida.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *