Infância e adolescência: como cada fase da vida é influenciada pelos pais?

O contato com os pais impacta de forma diferente as crianças, que estão aprendendo a conviver socialmente, e os adolescentes, que estão definindo a própria identidade

A convivência familiar é a primeira referência social estabelecida para as crianças. Desde os primeiros dias de vida, os bebês já estão aprendendo com os pais conforme identificam sons e toques, por exemplo. Com o tempo, a educação dos filhos vai além da questão cognitiva e inclui perguntas reflexivas, voltadas à ética, ou descontraídas, como as que envolvem um filme que assistiram juntos ou outro entretenimento.

Logo, é essencial que os pais estejam atentos em relação ao seu papel determinante na formação dos filhos, seja na infância, na adolescência ou, até, na fase adulta.

A influência dos pais na infância

“A criança é sensorial, com isso, o contato com a família é relevante para a construção das primeiras referências de troca, do que é o ‘eu’, ‘o outro’, ‘nós’”, explica Cristina Tempesta, assessora pedagógica do Curso Anglo. “Nos primeiros meses e anos de vida, quando a interação vai sendo percebida e correspondida, as ações dos pais passam a ganhar identidade e são reconhecidas pelas crianças que tomam os adultos com quem convivem como referência. É na família que ocorrem os primeiros aprendizados, hábitos e costumes”.

Portanto, cada ação dos adultos pode gerar um efeito duradouro, um aprendizado que os mais novos levam para a vida. Ao segurar o filho com carinho, por exemplo, os pais exibem uma referência do que é acolhimento e cuidado com o outro. Essa base definirá o modo como a criança entende e se relaciona com o mundo.

“Do mesmo modo que falamos de acolhimento, cuidado e afeto, o inverso é verdadeiro, pois agressividade, grosseria, falta de atenção e cuidado também podem virar referências. Muitas vezes essas questões são reveladas nos primeiros contatos das crianças com outras pessoas do seu convívio, como: os colegas no playground do condomínio, do clube, do bairro e os colegas da escola”, ressalta Tempesta.

Cuidado com os exemplos

Vale lembrar que a criança não filtra os exemplos que recebe da família. Ao vivenciá-los, ela registra e adota aquele comportamento como padrão para os seus relacionamentos. Por isso, os pais devem ter uma atenção especial em relação ao que acontece dentro de casa e evitar brigas nas frentes dos filhos.

O impacto dos pais na adolescência

“A família é sempre uma referência importante, mas na adolescência os campos de referência se abrem e os amigos passam a exercer forte influência nas escolhas dos jovens. Por isso, é comum os amigos próximos adotarem o mesmo tipo e cor de roupa ao se vestirem; o gosto pelas músicas ou estilos musicais também os agrupa.  Nascem as “tribos”, facilmente percebidas nos ambientes escolares”, aponta a profissional.

Nessa fase, é nítido que cada pessoa busca encontrar outras semelhantes. Algumas, inclusive, podem se transformar para serem aceitas ou ficarem mais parecidas com determinado grupo. Tomar os pais, colegas ou amigos como referência e influência é um processo natural, que faz parte da construção da independência.

Atenção a extremos

O cuidado e atenção dos pais deve estar voltado aos exageros, seja pelo jovem abrir mão de si para agradar um grupo, ou por brigar intensamente com a família. Nesses casos, é essencial intervir. “Os exageros devem ser observados, tratados e minimizados pelos adultos, como ação de proteção sempre. Orientação, cuidado e proteção não são negociados entre pais e filhos, mas sim exercidos pelos primeiros em prol dos segundos”, finaliza Cristina Tempesta.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *