Aprendizagem visual: o que é e como aplicá-la?

Alguns estudantes aprendem melhor quando há elementos visuais vinculados ao conteúdo

Durante o processo de estudos, cada estudante identificará quais métodos funcionam melhor para a própria compreensão da matéria. Nesse contexto, há grupos que gostam de escrever resumos, alguns preferem apenas ler e outros focam na resolução de exercícios, por exemplo.

Dentro dessa gama de possibilidades, estratégias visuais são indispensáveis para certos estudantes, que utilizam post-its ou blocos de notas para guardar informações importantes. A funcionalidade da aprendizagem visual deve estar alinhada ao perfil do jovem, que precisa testar a aplicação dela no dia a dia.

 O que é aprendizagem visual?

“A aprendizagem visual está baseada na imagem, em enxergar algo, um gráfico, uma cor”, explica Heitor Ribeiro, coordenador do Curso Anglo. “Tem diversos tipos de aprendizagem: há alunos que aprendem por som, com uma abordagem mais auditiva; outros apresentam uma aprendizagem baseada na escrita. Cada aluno vai ter o seu perfil.”

Nesse contexto, o profissional ressalta que o indivíduo não aprende somente de um jeito, mas apresenta facilidade para compreender o conteúdo ao usar certas técnicas de estudo. A aprendizagem visual é um processo auxiliar aos mais tradicionais, atrelando elementos óticos à matéria e à concentração do jovem.

Em relação à sua efetividade, a aprendizagem visual pode ser muito útil, se usada como método complementar de estudo e na medida adequada.

Qual a vantagem dos post-its?

Os post-its e blocos de notas são alguns exemplos populares de ferramentas que os estudantes podem usar para potencializar os estudos, sobretudo quando respondem bem a técnicas visuais de aprendizagem.

“A ideia central é que o post-it e os blocos de notas conseguem complementar as ideias de um raciocínio que o estudante tinha feito e não estava completo. Ele usa o post-it, justamente, para fazer esse complemento, o que possibilita muitas associações e comparações. Isso acaba sendo útil para o aluno ter um uma compreensão mais interdisciplinar de algumas matérias”, esclarece Ribeiro.

Ao associar conteúdos e observar como diferentes tópicos se relacionam, o estudante fortalece o seu conhecimento. Por fim, vale lembrar que os post-its e blocos de notas funcionam como um método adicional, e nunca devem ser a principal ou única técnica de estudo utilizada.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *