Por que é importante incluir vídeos no processo de aprendizagem?

Os vídeos podem alavancar os estudos dos alunos, principalmente se estiverem alinhados às dificuldades específicas de cada um

Hoje, é possível fazer diversas atividades apenas tendo acesso a um celular ou computador conectado à internet. Com os estudos, isso não é diferente: é possível aprender novos conteúdos online ou revisar matérias.

Essa alternativa amplia os recursos que cada jovem pode utilizar para a sua rotina de estudos. Dentre os mecanismos pedagógicos disponíveis no campo virtual, destacam-se os conteúdos em formato de vídeo. Neles, o assunto é exposto por um professor que pode ter feito a gravação com antecedência ou estar apresentando ao vivo.

Existem várias vantagens de inserir vídeos na educação. Confira algumas:

Personalização do estudo

“Incluir vídeos na educação remete à ideia de personalização do estudo, já que autonomia e personalização são palavras que dominam a rotina do EAD (ensino à distância)”, explica Danilo Dacar, professor do Curso Anglo. Nesse sentido, o estudante pode coordenar facilmente quais as suas prioridades, dando uma atenção especial aos vídeos das matérias que ele mais sentir necessidade.

Mais liberdade

As videoaulas proporcionam ao estudante a liberdade de assistir aquela matéria no conforto de sua casa, na hora que desejar, sem precisar estar no mesmo cenário que o profissional. A longo prazo, isso pode tornar o cotidiano menos cansativo e, ainda, abrir oportunidades para aqueles que moram em regiões muito distantes do curso presencial.

Além disso, o aluno pode fazer uso de mecanismos práticos, como pausar, gravar, reiniciar, voltar, dar zoom ou adiantar o vídeo. Todas essas ferramentas serão acionadas de acordo com a necessidade individual de cada um.

Ambiente de estudo é ampliado

“A partir do aprendizado por vídeos, que pode ser tanto videoaulas, como pílulas de conhecimento, ou até mesmo lives de temas diversos, amplia-se o ambiente de aprendizado, levando até a casa do aluno condições para que ele possa desenvolver um estudo de qualidade e eficaz”, finaliza Dacar.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *