Os estudantes sentem menos pressão em relação às próprias escolhas se tiverem desenvolvido um bom pensamento crítico
Diariamente, o ser humano está exposto à possibilidade da escolha, seja na mesa do café da manhã ou no trabalho. Para ajudar nas decisões mais difíceis, como qual carreira seguir (momento temido por muitos estudantes), é essencial desenvolver um pensamento crítico sólido a respeito do mundo.
Por que o pensamento crítico influencia na tomada de decisões?
“O pensamento crítico resulta em um entendimento mais preciso do mundo à nossa volta, com consequências evidentes para a adequação de nossas escolhas”, diz Gianpaolo Dorigo, autor do Sistema Anglo.
Desse modo, ao entender e analisar mais sobre o mundo, a pessoa desenvolve um posicionamento a respeito das principais questões globais e, em paralelo, maior autoconhecimento. Ela entende os fatores por trás das manchetes e traz essas reflexões para a própria vida.
Fazendo escolhas éticas
“Qualquer tomada de decisões resulta em ações que afetam não apenas nossa vida, mas a vida de outras pessoas e do próprio meio ambiente, o que dá centralidade à dimensão ética sem a qual não existe pensamento crítico”, afirma o autor.
Sendo assim, ao desenvolver raciocínios questionadores e analíticos, o indivíduo exerce melhor o seu papel como cidadão global. Suas escolhas, em cenários micros ou macros, serão éticas, levando sempre em consideração as consequências para os outros. Essa postura deve ser estimulada na escola, desde a infância até o final do Ensino Médio.