Estudantes engajados podem procurar filmes e séries para complementar os estudos

Principalmente para as suas matérias favoritas, os alunos podem buscar produções audiovisuais que retratam o tema de forma natural

Na escola ou no cursinho, alguns estudantes percebem que têm um interesse muito grande por certos assuntos abordados em aula. Quando os livros da disciplina deixam de satisfazer a sua curiosidade, as produções audiovisuais são uma excelente opção para aprender ainda mais – e de forma divertida.

“Qualquer disciplina pode se utilizar de filmes e séries para abordar determinado tema da sua área de conhecimento. Se um aluno estiver estudando física, ele encontrará um filme sobre isso. Se um professor estiver preparando uma aula sobre biomas, ele também irá encontrar algum vídeo para utilizar em aula”, afirma Raphael Amaral, autor do Sistema Anglo de Ensino.

Qual matéria pode ser mais impactada pelo repertório de filmes e séries?

“Na verdade, não é a disciplina que é mais impactada, mas o estudante. Esse impacto do qual estamos falando depende muito do tipo de interesse do aluno. Por exemplo, se ele não possuir um interesse mais amplo em Ciências Humanas, não fará muita diferença a quantidade de filmes e séries cujos temas orbitam nos campos da História, Ciências Sociais, Geografia e adjacências”, relata o autor.

Então, o jovem deve procurar produções audiovisuais sobre temas que já gosta, sem forçar o consumo de outros assuntos. Se ele não se interessa pela área das Ciências da Natureza, não faria diferença assistir um documentário interessantíssimo a respeito do Reino Fungi.

A postura ativa dos estudantes

Segundo Amaral, o que realmente importa é uma postura mais ativa do indivíduo em relação aos estudos. Ele deve notar quais são os assuntos que julga mais interessantes e, então, buscar produções relacionadas. Com o tempo, esse aprendizado, adquirido naturalmente, será refletido nas notas e desempenho escolar.

Na época dos vestibulares, essa proatividade é importante, inclusive para conhecer mais sobre possíveis carreiras. “Não faltam opções de filmes para estudantes que queiram fazer faculdade de Arquitetura, Medicina, Direito, Engenharia, Letras, Biologia, Gastronomia, História, etc.”

Faça uma listinha personalizada

“Cabe ao estudante buscar as suas próprias ‘listinhas’ de filmes, séries e documentários que complementam os estudos mais formais e tradicionais que ele realiza de acordo com as predileções que possui”, finaliza o profissional. Hoje, os streamings têm catálogos enormes e a internet já está cheia de dicas, então a busca não deve ser demorada!

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *