4 dicas para o estudante escolher a faculdade ideal

Conversar com estudantes das universidades desejadas pode facilitar bastante a decisão do vestibulando

Quando a fase dos vestibulares se aproxima, além de definir qual curso deseja fazer, o candidato precisa definir para quais faculdades irá prestar. O ponto é que decidir a profissão é apenas o primeiro passo – a instituição de ensino também impacta a experiência que o jovem terá no mundo acadêmico e no mercado de trabalho.

Por isso, confira as dicas de Madson Molina, autor do Sistema Anglo de Ensino, para escolher a faculdade ideal para você:

1- Entender a reputação da instituição no mercado

É importante entender a reputação dessa instituição e de que maneira o mercado absorve os alunos que são egressos dessa faculdade. Para isso, vale conversar com os seus professores da escola ou cursinho, coordenadores, orientadores, familiares e, claro, profissionais da área do curso desejado.

2- Analisar rankings

Existem scores internacionais que avaliam instituições públicas e privadas. No Brasil, também há pesquisas nacionais, como o RUF – Ranking da Folha, dentre outras. Existem diferentes critérios que podem ser usados para avaliar uma faculdade e o vestibulando deve entender quais são as suas prioridades nessa busca.

3- Ver a empregabilidade de ex-alunos

Dentro dos setores profissionais do curso, o jovem pode analisar quem são as pessoas com maior empregabilidade e onde elas estudaram. “Então, por exemplo, ele pode tomar como base a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e ver de quais faculdades esses profissionais são provenientes, ou olhar insights de concursos públicos”, explica Molina.

4- Pesquisar nas redes sociais

A última dica consiste em utilizar as redes sociais a seu favor, acessando a página das instituições e buscando se conectar com atuais alunos das universidades, tirando dúvidas.

“Pensando no público de medicina, por exemplo, muitos vestibulandos não têm conhecimento sobre como é o cotidiano desse curso em uma faculdade federal, por exemplo. Assim, eles podem procurar grupos nas redes, apresentar-se e já começar a entender um pouquinho dos pontos fortes e dos pontos frágeis das instituições para montar um cenário e ter a melhor tomada de decisão.”

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