Confira recomendações de livros para educadores

Leila Rensi, autora do Sistema Anglo de Ensino, recomenda títulos para pais, professores, diretores e coordenadores escolares

Para aqueles que trabalham na área educacional, manter-se atualizado é um desafio constante. O ambiente escolar, seja dentro ou nos corredores das salas de aula, apresenta muitos desafios, que devem ser enfrentados a partir de muito estudo e colaboração entre os profissionais.

Nesse contexto, uma das principais formas de buscar soluções é a leitura. A autora do Sistema Anglo de Ensino, Leila Rensi, defende: “Sem livro, não se trocam experiências, não se aprende e não se vive”. Com isso em mente, a profissional separou indicações de obras para diferentes tipos de educadores:

Para diretores

  • “Gestão Escolar. Dicas Corporativas. Nossas Escolas Estão Prontas Para os Desafios?”, de Almir Vicentini

A obra, que traz uma visão voltada para gestores e diretores, afirma que é preciso aplicar nas escolas diversas medidas praticadas em corporações. Com elas, embora não seja uma empresa, a instituição de ensino alcançará bons resultados, proporcionando a melhor experiência para os estudantes e fortalecendo sua marca no mercado.

  • “O que revela o espaço escolar? Um livro para diretores de escola”, Editora Moderna

Apresentando uma coletânea de artigos escritos pela Comunidade Educativa CEDAC, a obra visa ressaltar pontos que, muitas vezes, os diretores e gestores escolares não se atentam.

Para coordenadores

  • “O coordenador pedagógico e a formação contínua do docente na escola”, de Isaneide Domingues – Editora Cortez

A leitura ressalta a importância da formação contínua do docente e do papel do coordenador pedagógico nessa questão, responsável por liderar times de profissionais.

Para professores

  • “Aula nota dez”, de Doug Lemov

Segundo Leila, todo professor deveria ler esse livro. A obra, escrita por um norte-americano e editada pela Fundação Lemann, enfatiza a importância de promover o engajamento em sala de aula, e o fato de sempre haver algo a ser aprimorado.

Para pais

  • “Filhos: Manual de instruções”, de Tânia Zagury

Por último, Leila encerra a lista recomendando uma obra voltada para pais das gerações Z e Y, da Editora Record. E ela traz uma dica: a autora Tânia Zagury possui uma série de livros para pais, que são excelentes.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *