As ferramentas digitais podem tornar o aprendizado mais profundo e divertido para os estudantes
Por mais que os livros didáticos de Física tragam diversos gráficos e desenhos, muitos estudantes ainda têm dificuldade de compreender a conexão entre a teoria e a prática da disciplina. Além disso, sentem falta de visualizar aquele exercício para além do contexto escolar.
Hoje, a tecnologia pode auxiliar nesse problema, trazendo novas fontes de estudo (mais interativas e dinâmicas) que possibilitam que os interessados tirem suas dúvidas e aprofundem o seu conhecimento na área.
Confira algumas plataformas indicadas por Carlos Marmo, autor do Sistema Anglo de Ensino, para o estudo de Física, e o que cada uma disponibiliza:
Everycircuit (www.everycircuit.com)
Software para a simulação de circuitos elétricos cuja versão para smartphones/tablets é gratuita e muito completa.
OPhysics (www.ophysics.com)
Coleção de simulações de física para PC disponibilizadas gratuitamente pelo cientista e professor Tom Wash.
Faltstad (www.falstad.com/mathphysics)
Coleção de simulações de física para PC disponibilizadas gratuitamente pelo cientista Paul Falstad. Há também versões para smartphones/tablets.
Cref – IF UFRGS (www.cref.if.ufrgs.br)
Site do CREF (Centro de Referência para o Ensino de Física) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Contém uma coletânea de perguntas de internautas respondidas pelo professor Fernando Lang. As atualizações são semanais e ocorrem por escrito.
Phet Colorado (www.phet.colorado.edu/pt_BR/)
Simulações Interativas gratuitas de matemática e ciências da natureza (física, química, biologia e ciências da Terra) produzido pela Universidade do Colorado, em Boulder, EUA).