ChatGPT: como os professores podem orientar os estudantes a usarem a ferramenta?

A nova geração precisa ser capacitada para utilizar a inteligência artificial de forma estratégica

A educação passa por diversas transformações atualmente, como o amplo acesso à internet, as redes sociais, a digitalização de documentos e fontes de conhecimento. Recentemente, houve mais uma grande novidade que pode mudar a relação dos estudantes com a escola: a inteligência artificial de forma mais acessível para os estudos.

O ChatGPT, ferramenta gratuita que ganhou popularidade em 2023, por exemplo, é um chatbot de inteligência artificial desenvolvido pela empresa OpenAI. Basicamente, esse assistente virtual promete responder questões diversas ao usuário, de forma detalhada e personalizada. Os assuntos podem variar desde o interesse pessoal do indivíduo, como séries, filmes, músicas e jogos, até temáticas acadêmicas.

Sobre a relação desse mecanismo com a educação, Sebastian Fuentes, autor do Sistema Anglo de Ensino, explica: “É de extrema importância entender que a inteligência artificial veio para ficar. Por isso, nós, educadores, devemos ensinar o estudante a usá-la, com segurança e todo o cuidado necessário. Ao mesmo tempo, precisamos entender as suas vantagens e as suas falhas”.

O ChatGPT pode ser utilizado, por exemplo, para o início de uma pesquisa, verificando o nome dos participantes de um acontecimento relevante. No entanto, é crucial que o professor enfatize para o estudante que a informação disponibilizada pela inteligência artificial pode ser colocada de maneira enganosa, já que a ferramenta não está 100% atualizada com os dados dos últimos anos.

Assim, cabe ao educador orientar a turma a lapidar os dados apresentados pelo chatbot, sempre expandindo a pesquisa para outros lugares confiáveis, como livros, relatórios, infográficos e sites elaborados por profissionais renomados. Ou seja, o ChatGPT é um mecanismo de auxílio para estudo, mas nunca a fonte principal.

O autor reforça: “A inteligência artificial não necessariamente é um inimigo da sala de aula, podendo ser usada como auxiliar para uma nova dinâmica, mas é muito importante que a todo momento o professor consiga acompanhar os estudantes”. A meta principal é acentuar o senso crítico dos jovens diante das informações que recebem diariamente na internet.

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