Saber falar outro idioma, como o inglês e o espanhol, fortalece o senso crítico do indivíduo e intensifica o desenvolvimento de habilidades cognitivas
Hoje, o mundo acadêmico e o corporativo apresentam o inglês como uma exigência para a maioria dos projetos. No entanto, o domínio de um idioma estrangeiro vai muito além do que um pré-requisito de um vestibular ou de uma vaga de emprego, podendo transformar a vida daqueles que o aprendem.
Sobre esse cenário, Luiza Cardeal da Costa, professora do Sistema Anglo, explica: “No mundo atual, povos e culturas dialogam entre si, sendo o ensino da língua estrangeira, principalmente o inglês, uma ferramenta central para o acesso à globalização. Nas últimas décadas, surgiram novas tecnologias que permitem mais conectividade, comunicação e interação em todo o mundo”.
A partir disso, Luiza lista algumas das principais vantagens de falar um idioma estrangeiro:
– Explorar ao máximo oportunidades pessoais e profissionais na internet
A conectividade exige que as pessoas conheçam outras línguas para acessar outras informações. Com esse conhecimento, o indivíduo pode ampliar suas visões de mundo, se conectar com diversas pessoas e descobrir novas possibilidades, as quais podem integrar sua atividade profissional.
– Desenvolvimento de habilidades cognitivas
Além disso, aprender um novo idioma também exercita o cérebro, melhorando a memória, a resolução de problemas e a capacidade de multitarefa. Ocorre, portanto, uma expansão das habilidades cognitivas do estudante.
–Compreender o mundo de forma mais crítica
“O grande desafio da educação no século XXI é contribuir para a formação de indivíduos capazes de interpretar diferentes cenários e construir as próprias opiniões. Um idioma estrangeiro, por permitir o contato com mais pessoas, artigos, pesquisas e elementos culturais, é um excelente meio para formar cidadãos mais críticos, já que permite uma compreensão mais contextualizada do mundo”, ressalta a profissional do Sistema Anglo.
Sendo assim, o aprendizado de um idioma estrangeiro, se aplicado de forma prática e frequente no cotidiano, tem o poder de transformar a vida do estudante. Os benefícios são evidentes tanto no âmbito profissional, possibilitando experiências internacionais e cargos nas principais empresas do mundo, quanto pessoal.