Estudando geografia: como a tecnologia ajuda a trazer o conhecimento para o cotidiano?

Sebastian Fuentes, autor dos materiais didáticos de Geografia do Sistema Anglo de Ensino, afirma que os mapas digitais podem facilitar o aprendizado dos estudantes

Disponível nas lojas de aplicativos de celulares (iOS e Android), o app Windy, que também pode ser acessado gratuitamente pelas páginas web, exibe em tempo real as condições atmosféricas. Assim, o usuário consegue saber a direção do vento, a umidade, a temperatura, as nuvens, em que regiões está, a concentração de CO2, entre outras camadas e elementos que podem ser acionados dentro do mapa.

A parte interessante, segundo Sebastian Fuentes, autor do Sistema Anglo de Ensino, é que o aplicativo não foi necessariamente desenvolvido para a sala de aula, mas o professor, após verificar os mapas, pode incentivar a turma a relacionar os dados com o que foi aprendido nos últimos conteúdos.

Fuentes dá um exemplo atual: a onda de calor vivida nos últimos meses no Brasil pode ser observada nitidamente no aplicativo. Portanto, é um fenômeno relevante para o país, que o estudante tem a oportunidade de visualizar na prática. Ele pode acessar, ainda, a concentração de CO2 nos países mais desenvolvidos, compreendendo melhor a questão da poluição, e pode perceber a formação de algum ciclone, como o que aconteceu em 2023 no Rio Grande do Sul.

“O que eu vejo é o seguinte: a tecnologia e os aplicativos que podem ser utilizados em sala de aula não necessariamente têm sido desenvolvidos para isso. Cabe ao professor, cada um com sua disciplina e seu conteúdo, conseguir enxergar na grande massa de informação disponível na internet uma possibilidade para o estudante aguçar o seu conhecimento e o seu senso crítico”, diz Sebastian Fuentes.

Nesse contexto, o professor enfatiza que os recursos digitais possuem um papel essencial: possibilitar que os estudantes visualizem os conteúdos das aulas em seu dia a dia. Assim, eles compreendem que as matérias não são abordadas apenas para as provas da escola ou dos vestibulares, mas, sim, para reforçar a sua formação como cidadão global.

Para acessar o Windy, basta clicar no link: https://www.windy.com/?-22.895,-47.044,5

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *