Conheça 6 canais do YouTube para estudar ciências e exatas

Vídeos são uma forma divertida e extremamente produtiva de aprender, principalmente se o estudante souber quais canais acessar

No século XXI, o meio digital faz parte do cotidiano de todas as pessoas. Naturalmente, as crianças e jovens, que possuem afinidade com esse campo, são atraídos por vídeos e estímulos visuais. A boa notícia é que isso pode ser usado como uma ferramenta para aprender, já que diversos profissionais se dedicam a postar conteúdos de qualidade – e gratuitos – nessa plataforma.

Confira 6 canais do YouTube que vão te ajudar a estudar Ciências da Natureza e Exatas, indicados por Carlos Marmo, autor do Sistema Anglo de Ensino:

Canal Veritassium (https://www.youtube.com/@veritasium )

O Veritassium é um canal do YouTube que explora conceitos científicos de forma divertida e educativa, com explicações aprofundadas sobre fenômenos físicos, químicos e biológicos. Seus vídeos são em inglês e, geralmente, são compostos por imagens informativas e uma narração.

Manual do Mundo (https://www.youtube.com/@manualdomundo )

Conhecido e amado no Brasil, o canal Manual do Mundo foi criado em 2008 por Iberê Thenório e sua esposa Mariana Fulfaro. Apaixonado pela área, o criador apresenta experiências científicas, projetos DIY (faça você mesmo) e curiosidades. Seus vídeos oferecem uma maneira divertida e interativa de aprender sobre ciência, tecnologia e outros temas relacionados.

PBS Spacetime (https://www.youtube.com/@pbsspacetime )

O PBS Spacetime é um canal do YouTube que explora os mistérios do universo e da física teórica. Os vídeos abordam tópicos como cosmologia, mecânica quântica, buracos negros e muito mais, fornecendo explicações aprofundadas e visualmente atraentes. Os conteúdos são apresentados em inglês, mas o YouTube permite legendas.

TED (https://www.youtube.com/@TED )

Extremamente popular no mundo inteiro, inclusive por trazer a participação de celebridades e outros nomes influentes, o TED é uma organização sem fins lucrativos dedicada à disseminação de ideias por meio de palestras inspiradoras e informativas. O canal do TED oferece acesso a uma vasta biblioteca de palestras em vídeo, abrangendo uma ampla gama de tópicos, incluindo ciência, tecnologia, arte, saúde e muito mais.

Kurzgesagt – In a Nutshell (https://www.youtube.com/@kurzgesagt )

Conhecido por suas animações coloridas e cheias de personalidade, o Kurzgesagt é um canal do YouTube com mais de 20 milhões de seguidores que explora diversos tópicos científicos e filosóficos. Seus vídeos trazem explicações claras sobre questões complexas, que, aliadas aos elementos visuais, proporcionam uma compreensão imersiva no assunto, feita de forma divertida.

Traduzindo, o nome “Kurzgesagt”, proveniente do alemão, significa “resumidamente”, o que ressalta o caráter objetivo dos conteúdos. Vale ressaltar que os vídeos são feitos em inglês, mas o YouTube disponibiliza legendas.

Ciência Todo Dia (https://www.youtube.com/@CienciaTodoDia)

O Ciência Todo Dia é um canal do YouTube que busca popularizar a ciência por meio de vídeos educacionais. Os vídeos abordam uma ampla gama de tópicos científicos, desde física e química a biologia e astronomia, apresentando informações de maneira simples e cativante.

Além dos vídeos tradicionais do canal, o criador Pedro Loos, graduando em Física pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) vêm se dedicando à ferramenta “Shorts”, que são conteúdos mais curtos, em formatos “pílula”, o que também é interessante.

Você já conhecia algum desses canais? Qual vai ser o próximo em que vai dar play no YouTube?

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *