Por que a escola precisa proporcionar uma sensação de pertencimento para os estudantes?

A escola deve incentivar os estudantes, desde a infância, a participarem de projetos da instituição

Todo indivíduo aprecia a sensação de ser contemplado e ouvido – a conexão com os outros é essencial para a vida. Por isso, as escolas precisam criar uma cultura em que seus estudantes sintam que suas contribuições são valorizadas, e que o ambiente promove o respeito e a aceitação de diferentes culturas, raças, religiões, etnias e gêneros.

Benefícios para os estudantes

“Cultivar a sensação de pertencimento é crucial para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo dos estudantes em uma escola. Quando os alunos se sentem conectados e envolvidos com a sua comunidade escolar, eles são mais propensos a ter um bom desempenho acadêmico, apresentar bom desenvolvimento emocional e vivenciar relacionamentos saudáveis com seus pares”, explica Vanessa Gama, assessora pedagógica do Sistema Anglo de Ensino.

Como resultado, desde muito cedo, os estudantes saberão reconhecer o que é um espaço com igualdade de oportunidades, e procurarão sempre ocupar ambientes similares. Nesse processo, eles se consolidam pessoas empáticas e prontas para se relacionar bem com outras, capacidade em destaque no século XXI.

O que a nova geração procura?

Para ampliar a discussão, Vanessa afirma que a nova geração considera importante a própria participação nas decisões escolares, enxergando o ambiente como algo construído e sonhado em conjunto. Por isso, grande parte dos estudantes buscam instituições em que podem se envolver em projetos internos ou voltados para a comunidade em que vivem.

Sobre a melhor forma de garantir que o aluno se sente bem, acolhido e pertencente ao ambiente estudantil, Vanessa ressalta: “O diálogo é sempre o caminho mais eficaz para manter o clima de contribuição e pertencimento na sua escola.”

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *