Criatividade em sala de aula: saiba como incentivar os alunos a praticarem fora da escola

Os professores podem manter uma abertura para seus alunos explorarem a criatividade, seja dentro ou fora de sala de aula

A escola é o lugar de ensino-aprendizagem de novos  conhecimentos, para desenvolver e aprimorar habilidades. E a criatividade é um desses conceitos que a escola pode cultivar, construir e exercitar, entregando ao mundo fora da sala de aula, pessoas com altas  habilidades criativas.

Cris Tempesta, autora do Sistema Anglo de Ensino, explica como incentivar a criatividade nos alunos dentro da escola para que eles a exercitem fora dela. “A escola é o lugar em que cada estudante entra  e trabalha por 200 dias a cada ano. Ter no topo do processo da mediação ou da docência um professor que surpreenda e marque a turma emocionalmente, trazendo-os para o trabalho de construção de conhecimento já é um grande salto para formar alunos criativos.”

Criatividade dentro e fora de sala

Quando se fala em criatividade, é importante esclarecer a perspectiva assumida para esse conceito: utilizar informações, ferramentas e conhecimentos de forma eficiente, mas também inusitada e inovadora, para resolver um problema e propor soluções ou alternativas que sejam adequadas, com cuidado para que as soluções propostas beneficiem um maior número possível de pessoas envolvidas neles.

Sendo formados nesta perspectiva, os alunos saem da escola com esse modo de pensar e de agir na sociedade. Serão pessoas criativas, que irão propor soluções para os problemas sem esquecer os compromissos sociais e ambientais que suas sugestões podem acarretar.

Dicas de como incentivar a criatividade em aula

Nada é mais forte para um bom desenvolvimento da criatividade do que propor problemas reais a serem resolvidos com a ajuda do professor. A criatividade é uma habilidade que pode e deve ser construída na relação ensino-aprendizagem. E com problemas do dia a dia, como os que Cris Tempesta sugere:

  • Qual sugestão vocês têm para um uso mais inteligente dos celulares para adolescentes?
  • Quais práticas devemos adotar para uma convivência mais gentil na escola? Quais lugares do mundo já obtiveram sucesso na resolução dessa questão?
  • Como podemos resolver a questão dos resíduos produzidos na escola? Quantos tipos deles há e que soluções podem contribuir para o seu manejo?

Todas as sugestões apresentam ingredientes que contribuem para o desenvolvimento da criatividade e também do pensamento crítico reflexivo.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *