Como ajudar os filhos no equilíbrio entre lazer e estudos?

Confira dicas para auxiliar as crianças e adolescentes a organizarem a rotina de forma saudável

As atividades de lazer são indispensáveis para uma boa saúde mental. A desvalorização desses momentos pode trazer problemas de estresse, ansiedade e sintomas depressivos, de acordo com um estudo da Universidade de Ohio (EUA). Por isso, é importante que os pais busquem auxiliar os filhos a equilibrarem lazer e estudos, ao longo do ano e, especialmente, em momentos de provas ou fechamento de ano.

Heitor Ribeiro, autor do Sistema Anglo de Ensino, afirma que o aluno em idade escolar ou em período de vestibular torna-se mais vulnerável a essa sobrecarga. O filho pode não saber lidar com tantas obrigações e tarefas e passar a enfrentar problemas. “As atividades de lazer ajudam a ele não se sentir tão sobrecarregado”, diz o professor.

Além disso, o jovem devidamente descansado consegue ter mais foco e um melhor desempenho durante o estudo. “O aluno que sabe equilibrar as atividades torna-se mais produtivo, esse é um ponto importante”, afirma Heitor. Ou seja, existem ganhos psicológicos e pedagógicos quando se pratica esse equilíbrio.

Como aconselhar os filhos na gestão do tempo?

O especialista aponta o acesso constante a conteúdos digitais como um fator que dificulta a frequência dos momentos de lazer. Por isso, os pais precisam ajudar os filhos a gerir corretamente o tempo.

“É crucial que os pais compreendam a influência das redes sociais, como o TikTok e o Instagram, que constantemente competem pela atenção dos jovens, oferecendo entretenimento instantâneo e acessível a qualquer momento”, comenta.

Ele aponta algumas dicas de como orientar os filhos:

  1. Ajude-os a organizar e estabelecer horários específicos para estudo e lazer;
  2. Recomende períodos de concentração sem a interferência de redes sociais e jogos no celular;
  3. Crie um ambiente de diálogo aberto, onde os filhos se sintam à vontade para compartilhar suas preocupações e desafios na gestão do tempo;
  4. Ajuste a organização conforme as necessidades individuais da criança ou adolescente.

Aproveitar os momentos de descanso

Além de separar um tempo determinado para o lazer, é necessário aproveitá-lo corretamente para descansar de maneira completa. Heitor afirma que, primeiramente, o filho precisa compreender que a atividade de lazer é um momento de recompensa. “Ou seja, ele cumpriu as obrigações que tinha ao longo do dia e por isso tem direito a esse descanso”. Essa percepção pode ajudar o estudante a se manter motivado para continuar estudando e a desfrutar melhor das atividades de lazer.

As práticas escolhidas para aproveitar esses momentos variam de aluno para aluno. Dentre os exemplos escolhidos pelos filhos, o professor aponta:

  • Atividades físicas: futebol, bicicleta, skate, patinete, etc.
  • Socialização: conversar com amigos ou passar um tempo com a família.
  • Jogos: videogames ou tabuleiros.
  • Entretenimento: assistir filmes, ler livros, etc.

Heitor afirma que não importa muito como o estudante decide passar seu tempo de lazer, desde que seja algo que ele goste e possa servir como recompensa. Porém, ele também afirma ser importante estimular a prática de exercícios físicos e os momentos de socialização. Elas podem melhorar o ânimo, aumentar os hormônios de dopamina e serotonina e ajudar na disposição, na concentração e no foco do aluno nos momentos de estudo.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *