Participação ativa em sala de aula: entenda sua importância e como estimulá-la

Confira dicas para professores sobre como incentivar a proatividade dos estudantes

Um aluno proativo é aquele que tira dúvidas, arrisca respostas e auxilia os colegas durante os trabalhos em grupo. Essa característica é importante para que a aula não seja apenas um depósito de conteúdos, mas um espaço de diálogo e aprendizado. Porém, de acordo com Cristina Tempesta, assessora pedagógica do Sistema Anglo de Ensino, a participação em sala de aula torna-se mais desafiadora à medida que os estudantes amadurecem.

“Na Educação Infantil até meados do 7º ano do Ensino Fundamental, a vontade de participar e as iniciativas para ganhar espaço e voz são visíveis, a disputa chega a ser quase corporal”, diz ela. “Tudo é muito intenso, envolto em vontade quase incontrolável de querer contar o que sabe, perguntar o que não entende, se contrapor à opinião dos colegas, concordar e reforçar a opinião do amigo”. Porém, segundo Cristina, em curto espaço de tempo, quase de um ano para outro, toda a energia de participação parece ser silenciada por um autocontrole diante dos olhares sociais. A especialista relata que os colegas de turma podem ser os mesmos, mas os alunos parecem tomados de um silêncio enorme e uma precaução extrema que os impede de participar das aulas, emitir suas opiniões ou apresentar suas perguntas.

É nesse momento que começa o desafio do professor. “Aquele mesmo que, com muito esforço, consegue ordenar as falas e participações incessantes dos alunos até o 7º ano, passa a se ver quase um falante solitário a partir do 8º ano”, relata. A assessora comenta que esse fenômeno se estende até o final do Ensino Médio. 

Consequências de não participar das aulas

Cristina afirma que o silêncio autoimposto faz com que as dúvidas simples, que poderiam ser resolvidas com um comunicado direto como “eu não entendi esse ponto”, acabam virando um problema de compreensão que impacta não apenas a aula presente, mas as futuras, seja na mesma série ou nas subsequentes. Ela diz que esse silenciamento pode ser causado por inseguranças típicas da faixa etária assim como pela cultura da escola.

Como os professores podem estimular a proatividade dos estudantes em sala de aula?

Existem muitas estratégias ou recursos didáticos já conhecidos pelos professores, sugeridos pelas ferramentas didáticas, pela formação inicial, pelas leituras específicas ou pelo contato com os colegas. A especialista dá algumas dicas:

  • Deixar uma pergunta provocativa no final da aula para ser respondida na próxima;
  • Separar imagens, músicas ou sons que tirem os alunos da zona de conforto e provoquem reflexões e diálogos;
  • Garantir o silêncio e a organização;
  • Valorizar boas participações e chamar nominalmente ao debate os que mais estudam;
  • Montar pequenos grupos para uma discussão breve de 10 minutos sobre um tema.

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