Plantão de dúvidas: como aproveitar esse recurso da instituição de ensino?

Confira estratégias para potencializar o atendimento individual e buscar esclarecimentos para as matérias e exercícios mais difíceis

O plantão de dúvidas é um espaço destinado para o atendimento individual dos estudantes, durante o qual é possível tirar dúvidas pontuais a respeito dos conteúdos de cada matéria, sejam elas referentes às aulas, materiais ou a algum vestibular para o qual estejam estudando. No Sistema Anglo de Ensino, um plantão é composto por professores de todas as matérias que são especialistas nas suas disciplinas, com cada atendimento levando cerca de 15 minutos.

Essa ferramenta existe para impulsionar o aprendizado dos estudantes, incluindo aqueles que estejam apresentando maiores dificuldades em assuntos específicos das matérias. Desse modo, com um atendimento individualizado e foco nas dúvidas, as questões podem ser solucionadas de maneira assertiva e proveitosa, elevando o número de acertos nas tarefas, nos simulados e, consequentemente, nos vestibulares.

“Desta forma, o professor consegue solucionar esse déficit, e muitas vezes apontar onde está a maior dificuldade do aluno naquele momento”, diz Luana de Almeida, professora do Sistema Anglo e plantonista de Geografia.

Como aproveitar ao máximo o plantão de dúvidas

O plantão de dúvidas não substitui uma sessão de estudos e, por isso, é importante que seja utilizado de maneira adequada. “Por exemplo, mostrando que viu a aula, que leu texto, mas que não entendeu dada parte da matéria, ou um exercício em específico, ou alguma relação que foi feita durante a explicação.” explica Luana.

Ela também esclarece que o professor plantonista não pode fazer o exercício pelo aluno, um resumo do conteúdo ou explicar a matéria como um todo, podendo apenas ajudar a solucionar uma dificuldade que foi desenvolvida durante a aprendizagem. Também é fundamental que o aluno seja organizado, chegue no plantão já com os materiais separados para mostrar de onde veio a dúvida e quais são suas dificuldades. Assim, o atendimento flui bem e de forma mais proveitosa.

A estratégia do Curso Anglo é apresentar ferramentas que são fundamentais para a aprovação de cada aluno. As aulas ao vivo e as gravadas, os plantões de dúvidas, as tarefas, os simulados e as orientações de estudo existem para oferecer a melhor infraestrutura física e conceitual para que o aluno chegue ao seu destino final: a aprovação. “Buscamos alternativas para solucionar problemas e melhorar sempre a qualidade do nosso trabalho. A intenção é que, durante o processo, o aluno entenda que as ferramentas disponíveis ali são interconectadas e fundamentais para o seu aprendizado”, explica Luana.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *