O papel da gestão na qualidade da educação

Como uma liderança forte e eficaz pode influenciar positivamente o ambiente educacional

Uma gestão educacional de qualidade pode fazer a diferença no êxito acadêmico dos alunos, bem como na performance do corpo docente. Essa liderança é aquela que, antes de tudo, possui uma visão estratégica capaz de potencializar a tomada de decisões com o objetivo de manter vivo o planejamento traçado. Ela influencia o ambiente ao seu redor, exercendo a escuta ativa e criando pontes entre os gestores e os estudantes.

Segundo Rodney Luzio, autor do Sistema Anglo de Ensino, essa influência pode ser exercida quando se entende que a empatia pode romper barreiras e paradigmas. “Quanto mais os profissionais da instituição sentirem-se acolhidos e valorizados, mais executarão as tarefas propostas com eficiência”, explica.

Quando se lidera uma instituição de ensino, é imprescindível ter uma gestão voltada para a formulação de um ambiente propício para os estudos e o aprendizado, com foco na evolução do aluno e não apenas no administrativo. 

Ao elaborar planos de execução para que a engrenagem comece a girar, o gestor deve fazer a manutenção das estruturas necessárias para que o plano elaborado continue a funcionar e entregue os resultados previstos. Também é importante analisar, avaliar e corrigir a rota sempre que necessário para que o objetivo seja atingido.

Veja, a seguir, como a gestão pode contribuir para a qualidade da educação:

Ser uma liderança inspiradora. Ter uma visão clara sobre os valores e a missão da escola e estar engajado na realização de melhorias constantes para o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem mostram aos educadores o caminho a ser seguido, ao mesmo tempo que os estimula na busca da excelência em suas respectivas áreas.

Criar uma cultura de colaboração e inovação. Líderes que valorizam novas ideias, compartilham conhecimentos e incentivam a troca de saberes entre os professores criam um ambiente que estimula a criatividade, o pensamento crítico e a inovação pedagógica.

Investir na formação docente. Uma liderança comprometida com o crescimento pessoal e profissional da equipe reconhece a importância do desenvolvimento contínuo. Ao oferecer oportunidades de formação continuada, os gestores incentivam os professores a aprimorarem suas habilidades e a se manterem atualizados. Isso impacta a qualidade das aulas e o envolvimento dos alunos.

Priorizar o bem-estar dos alunos e funcionários. Um ambiente seguro e acolhedor contribui para o bem-estar físico e emocional da comunidade escolar. Políticas e programas de apoio à saúde mental e estratégias de prevenção ao bullying, por exemplo, promovem um clima onde todos se sentem valorizados e respeitados, favorecendo um maior engajamento dos alunos e uma equipe pedagógica mais motivada e produtiva.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *