Dicas para focar nos estudos

Ambiente organizado e livre de distrações e cronograma com metas realistas ajudam a manter a atenção plena que favorece a aprendizagem

Na era digital, as pessoas recebem muitos estímulos, principalmente das redes sociais, e são muitas as distrações, dificultando a concentração. Na hora dos estudos, é importante deixar o smartphone de lado e organizar um ambiente adequado. Segundo Luana de Almeida Pires Bezerra, professora de Geografia e analista de coordenação do Curso Anglo Vestibulares, os estudantes devem entender que estar em um local organizado e seguir uma rotina estruturada impactam na absorção de conteúdos e no desempenho acadêmico.

“Se o aluno estiver em uma aula presencial, ele precisa estar focado no conteúdo que está sendo trabalhado, na lousa ou nos slides do professor. Se estiver online, ele deve ter à mão os materiais que são necessários para aquele momento — tablet aberto na página específica ou tela de computador na aula que está acontecendo. Além disso, ele precisa ter ao seu lado caderno, estojo e uma garrafinha de água para evitar levantar toda hora e garantir foco total nas aulas”, diz.

Hoje em dia, muitos alunos acabam utilizando ferramentas tecnológicas, como o celular, o próprio notebook ou tablet. “Elas são muito interessantes para o processo de aprendizagem, mas requerem atenção total no conteúdo”, alerta Luana.

Ela exemplifica: “o estudante não pode, por exemplo, estar prestando atenção na aula, mas a cada cinco dar uma olhadinha no feed das redes sociais, parar para responder uma mensagem ou abrir uma outra janela no navegador. Essas coisas fazem com que ele perca gradativamente a atenção e a capacidade de acompanhar a aula”.

De acordo com a professora, é preciso que os estudantes tenham consciência de que aquele momento da aula é a hora de prestar atenção no conteúdo, estar com o material que o professor pediu e fazer as anotações de forma organizada. “Isso vai permitir um momento de concentração maior, pois a nossa forma de aprendizado e a nossa capacidade de raciocinar exigem que a gente tenha atenção naquilo que estamos fazendo”, ressalta. 

“Se eu estou prestando atenção na aula, eu vou conseguir, por exemplo, relacionar as informações que estou recebendo e fazer uma pergunta pertinente. Se eu tenho um ambiente adequado, se meu material está organizado e estou longe das redes sociais, isso com certeza vai me ajudar a ficar mais atento”, explica.

Estratégias para se concentrar nos estudos

Luana indica quatro ações para manter a atenção. Confira:

Organize-se

Decida como você vai organizar as matérias, por exemplo, usando toda uma gama de itens de papelaria, como post-its, cadernos e fichários. No momento que você estiver estudando uma determinada disciplina, é preciso estar com o material correspondente, como o livro, as anotações da aula, a tarefa, os exercícios e resumos.

“Se ao meu redor eu estiver o material referente àquela tarefa e a várias outras, em algum momento elas vão chamar a minha atenção. Então, ter uma mesa e um ambiente de estudo organizado, só com as coisas que você vai usar naquele momento, ajuda a não dispersar”, destaca.

Evite distrações

Se você vai ficar um tempo estudando – por exemplo, uma hora –, programe-se para que esse período seja de total concentração. Depois, reserve cinco minutos para relaxar e mexer no celular. Tente cumprir essa organização para que consiga pegar o ritmo de começar a ler, fazer o exercício, desenvolver a habilidade requerida etc. Tenha controle, principalmente, sobre a utilização do celular.

Faça um cronograma de estudo com metas realistas

Outro ponto relevante é ter um cronograma com metas realistas do que será estudado por dia. Ele precisa considerar todas as demandas e a quantidade de tempo disponível.

Se você estuda de manhã, deve considerar os compromissos que tem à tarde, como cursos de idiomas e atividades esportivas, e dividir o tempo que resta para o estudo. Por exemplo, duas matérias por dia, de segunda a quinta e, na sexta, fazer uma redação e ler um capítulo de uma obra obrigatória.  

A professora comenta que metas irreais, como “estudar oito matérias num dia depois de ter sete horas de aula”, por exemplo, podem gerar frustração.  “O aluno não pode colocar mais uma pressão sobre ele, além da que já está vivendo no ano de vestibular.”

Priorize conteúdos mais difíceis, sem deixar de lado as demais matérias

É importante ter em mente que o estudo é um processo contínuo e gradual. “Muitas vezes, há uma matéria ou conteúdo que o aluno encontra um pouco mais de dificuldade, mas isso não significa que o processo de aprendizagem está ruim ou que ele vai se dar mal no vestibular”, observa Luana.

“Isso não pode fazer com que ele desista dela. Pelo contrário, isso tem que impulsioná-lo a tirar dúvidas e esclarecer algum ponto que deixou passar, pois trata-se de um processo gradual que é o aprender e conseguir chegar em questões mais difíceis”, completa Luana.

Ela recomenda focar um pouco mais nessa disciplina, principalmente se ela tiver um peso relevante nas provas do vestibular, mas sem deixar de lado as outras matérias, o que exige também uma boa organização do tempo. O aluno pode, por exemplo, destinar duas horas da semana para essa matéria mais difícil e uma hora para as outras.

“Evitar estímulos que fazem perder a atenção, principalmente jogos e as redes sociais, ter metas realistas e um cronograma de estudos bem estabelecido e que contemple todas as matérias ajudam a manter o foco nos estudos, a concentração e a atingir o grande objetivo que é a aprovação”, resume Luana.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *