Estratégias para revisar os conteúdos antes de provas e exames

Resumos, mapas mentais e flashcards são exemplos de recursos que podem melhorar o desempenho em avaliações

Uma estratégia eficiente de revisão vai além de simplesmente reler o material. Envolve técnicas e abordagens para maximizar a retenção de informações e os resultados nos exames e avaliações. 

Madson Molina, professor, autor e coordenador do Anglo Vestibulares, aponta que o currículo do ensino médio reúne uma variedade de conteúdos e informações. Devido às diferentes habilidades e formações que precisam ser contempladas na educação básica, é natural que nem todos esses conteúdos sejam assimilados pelo aluno

“Por isso, é importante que o estudante faça uma visita regular aos conteúdos mais desafiadores, aqueles conceitualmente complexos ou os mais propensos a serem esquecidos”, orienta.  

Estratégias de revisão para provas 

O coordenador sugere cinco métodos de estudo para provas e avaliações

  1. resumos: reúnem as ideias principais de determinados assuntos e devem ser elaborados ao longo da preparação do aluno para posterior revisão. Este método é um dos mais populares entre os estudantes. 
  1. mapas mentais: trata-se de um método de estudo mais visual, que favorece a organização e a conexão de conceitos. Eles são criados a partir de um ponto central, que representa o tema principal, e expandem-se em ramificações que conectam informações secundárias e detalhes relacionados. 
  1. linha do tempo: outra abordagem visual, em que a informação é organizada seguindo uma ordem cronológica. Esse recurso é particularmente eficaz para disciplinas como história ou para tópicos que podem ser representados de forma linear, como eventos históricos, movimentos e processos sociais e conflitos. 
  1. simulados: são testes práticos elaborados para simular as condições de uma prova ou avaliação. Abrangem uma variedade de questões relacionadas ao conteúdo a ser estudado e auxiliam os alunos a avaliarem seu nível de conhecimento, identificar dificuldades e praticar a gestão do tempo durante o exame. 
  1. flashcards: são pequenos cartões contendo informações essenciais sobre um determinado tema. Geralmente, de um lado há uma pergunta, conceito-chave ou problema e, do outro, a resposta ou explicação correspondente. São úteis para praticar ou lembrar de vocabulário, definições, datas importantes, fórmulas matemáticas e outros pontos que exigem memorização.

“Seja qual for o método adotado pelo aluno, a revisão do conteúdo antes de uma prova ou avaliação é essencial para assegurar um desempenho sólido e satisfatório”, finaliza o coordenador.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *