No Sistema Anglo, material ajuda o docente a planejar e encaminhar o processo de ensino e aprendizagem, bem como atingir os objetivos propostos em cada módulo
Vários fatores impactam na forma como uma aula é conduzida e, por consequência, na aprendizagem dos alunos. “O professor tem seu papel, preparando o material com antecedência e tirando da equação a variável improviso. Já o sistema de ensino precisa deixar claro para o docente quais são os objetivos de cada módulo. Com essas metas em mente, o professor pode planejar suas aulas e seguir as sugestões de encaminhamento. A ideia não é engessar a aula, mas ela não pode de forma alguma fugir do objetivo proposto”, diz Liliana Busca, assessora pedagógica do Sistema Anglo.
Ela conta que, no Anglo, os manuais do professor fornecem todas as orientações para que o docente possa estudar o material e conduzir a sua aula. Um dos principais recursos é oferecer respostas e comentários das atividades e exercícios propostos. Mais do que uma orientação para o professor reproduzir determinada explicação, esses conteúdos permitem que ele compreenda os objetivos, as estratégias e a finalidade da aprendizagem que aquela questão coloca.
A assessora cita como exemplos a demonstração de diferentes possibilidades de resolução de um exercício, sugestões de encaminhamento de discussões para a correção de atividades e informações sobre o que seria uma resposta esperada, de modo a garantir que o objetivo de um determinado módulo seja atingido. “No material do Novo Ensino Médio Anglo também há recursos que funcionam como uma conversa do autor com o professor, com sugestões e exemplos para ampliar determinadas discussões e para a realização de estudos de caso”, acrescenta.
Além de auxiliar o professor, os comentários e respostas também podem facilitar a atuação do coordenador pedagógico, no acompanhamento das aulas. “Como esse profissional não é especialista nas diferentes disciplinas, para orientar o professor, ele precisa se pautar nas informações dadas pelo sistema de ensino, a fim de ter confiança nas ações propostas com seu time”, destaca Liliana.
Segundo ela, essa proximidade do autor do material com o professor é muito benéfica é há vários canais de comunicação entre ambos, para estimular essa parceria. “Passamos da época em que a formação de professor acontecia somente de forma presencial. Embora o Anglo mantenha os congressos anuais de professores, por considerá-los de grande importância, o Sistema já coloca há tempos no manual um curso permanente de formação de professores.” E, a partir 2021, a assessora anuncia que haverá novidades: “Além de todo o material já tradicional do Sistema, iniciaremos mais uma forma de comunicação com o professor, por meio de podcasts”.