Equipe vai considerar o contexto e as demandas de cada instituição para auxiliá-las na construção de suas soluções
Com o lançamento do novo material do Ensino Médio do Anglo, a assessoria pedagógica do Sistema Anglo realiza um trabalho de planejamento com cada escola parceira, para apoiar a implementação do novo currículo. “Os assessores vão olhar para o contexto de cada instituição e o que ela traz de demandas para ajudar na construção da sua solução de Ensino Médio”, diz Thiago Silvestre, coordenador da assessoria pedagógica do Sistema Anglo.
De acordo com ele, na primeira etapa cada escola tem uma reunião com o seu assessor pedagógico, com a apresentação da proposta do novo material com mais detalhes. “É um momento de conhecimento, explicação e reflexão para a escola, e de pré-definição da estratégia de implementação, ou seja, entender o novo Ensino Médio do Anglo e como ele pode ser colocado dentro do Ensino Médio da escola em questão”.
A partir desse diagnóstico, a ideia é a escola, apoiada pela assessoria, fazer um trabalho de divulgação de suas escolhas e opções para a comunidade e, em paralelo, escutar atentamente os alunos em relação ao que ela definiu como possibilidades.
Posteriormente, a proposta de implementação já deverá estar definida para o ano letivo de 2021. Segundo Silvestre, todo esse processo vai ser acompanhado de um plano de formação continuada de docentes e equipes gestoras, e o assunto Novo Ensino Médio será trazido também em webinários com autores e assessores, foi abordado na Convenção do Anglo, em agosto, e aparecerá no congresso que será realizado em setembro.
“Na convenção, o foco maior foi nos mantenedores e gestores, com a formação do professor e a preparação da escola e também detalhes do conteúdo e do material digital. No congresso, haverá participação de autores, trazendo assuntos relacionados às competências propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para esse novo Ensino Médio.