Áudios ficam disponíveis para o aluno acessá-los e ouvi-los quantas vezes quiser, a qualquer momento e de qualquer lugar; diversidade de recursos auxilia na aprendizagem
Os podcasts são um tipo de mídia cada vez mais usada entre os jovens. Além de representarem uma maneira descontraída e prática de se informar e acompanhar diversos assuntos, eles também podem ser um aliado para os estudos, já que muitos tratam de temas relevantes do conteúdo escolar.
“Penso que todos os recursos envolvidos na aprendizagem devem ser considerados. E os podcasts têm o seu lugar no contexto educacional, uma vez que, nesse cenário de pandemia, os meios tecnológicos tiveram um papel importante na continuidade das atividades escolares de ensino e aprendizagem”, diz Heloisa Belini, assessora pedagógica do Sistema Anglo.
Segundo ela, uma das vantagens dos podcasts é que, por se tratar de mídia que pode ser disponibilizada em celulares, que são inseparáveis dos estudantes, o acesso ao conhecimento está na “palma da mão”, ou seja, pode ser acionado a qualquer momento e de qualquer lugar. Assim, os professores podem aproveitar esse fator e disponibilizar material para auxiliar a compreensão de assuntos estudados em aula.
“Esses áudios ficam disponíveis para que o aluno possa acessá-los e ouvi-los quantas vezes quiser, dispensando a necessidade de trazer consigo materiais físicos. E ainda é possível aproveitar o tempo que se gasta em um deslocamento para estudar, por exemplo.”
A assessora destaca que todas as disciplinas podem ser estudadas por meio de podcasts, dependendo do assunto a ser tratado. “Mas é claro, que quando se trata de conceitos que necessitam de demonstração, teremos que utilizar outros tipos de mídia.”
Heloisa também aponta que, embora os podcasts sejam uma ferramenta interessante, dinâmica e conhecida da maioria dos estudantes, as formas de aprender são diferentes. “Há pessoas que aprendem melhor ouvindo, outras visualizando, escrevendo, resolvendo exercícios e assim por diante. O importante é saber de que forma aprendemos efetivamente. E a diversidade de recursos é sempre relevante, sejam eles jogos, vídeos, situações-problema, simuladores, e deve contribuir para cada especificidade de aprendizado e torná-lo interessante, motivador e significativo.”
O novo material do Ensino Médio do Anglo, em alguns assuntos da seção “Prepare-se”, tem a indicação de podcasts. Eles funcionam como recurso da sala de aula invertida, proposta de metodologia ativa em que os estudantes se apropriam de informações importantes sobre o assunto que será tratado em aula.
Além disso, os professores também terão acesso a podcasts com sugestões de desenvolvimento de aulas referentes aos Itinerários formativos. “Será uma forma de otimizar o tempo dos docentes e ajudá-los no planejamento das aulas”, afirma a assessora.