Ideia é que o processo aconteça ao longo do ano letivo, inclusive durante as aulas, e não apenas no momento que antecede a avaliação
Muitas vezes, a preparação para fazer uma prova acontece apenas no momento que antecede a avaliação. Mas, se o estudante conseguir se organizar para estudar de forma contínua e perceber que o aproveitamento na sala de aula também faz parte desse processo, ele poderá ter uma relação mais saudável e produtiva com o estudo e uma aprendizagem mais significativa e duradoura.
Rodney Luzio, autor e professor do Curso Anglo, diz que o processo de estudar precisa ser entendido como algo que se vivencia a todo momento na rotina escolar. “As aulas, o momento mais privilegiado desse processo, devem ser encaradas como oportunidades de abreviação de longos períodos de estudos na véspera de uma avaliação”, afirma. “Quando os alunos aproveitam as aulas para tirar dúvidas dos conteúdos e das tarefas, a internalização dos conhecimentos ocorre de maneira gradual e progressiva”.
Outra razão para não deixar a preparação para a última hora, de acordo com o autor, é que muitos conteúdos acabam sendo pré-requisitos para o entendimento de outros. “A falta de um deles acarreta um efeito dominó indesejado. Dessa maneira, deixar para estudar na véspera da prova não é o ideal. Quanto mais rápido essa lacuna for percebida e preenchida, melhor.”
Luzio sugere que o estudante elabore um cuidadoso cronograma de estudo. “Elenque as matérias que são mais difíceis e, dentro de cada uma, os conteúdos mais sensíveis.” De acordo com ele, não é uma boa ideia dividir o tempo igualmente entre os componentes curriculares. “Dedique-se mais a aquelas disciplinas que exigem mais esforço, as que mais lhe desafiam.”
Para isso, o aluno deve diagnosticar aquilo que realmente já foi aprendido e assimilado. “Estudar ao longo do processo também permite aos estudantes visitar e revisitar os conteúdos de forma a lapidar as arestas. Possibilita ainda que ocorra o movimento de acomodação e fixação dos conteúdos, conforme mostra a neurociência, contribuindo para a aprendizagem.”
O professor reforça que deixar para estudar em cima da hora significa tentar alinhar todo esse processo num curto espaço de tempo, o que pode ser fatal. “No início, pode parecer estranho e desconfortável estudar sempre, mas o hábito e a consistência farão com que o tempo dedicado para esse processo diminua sensivelmente. Estabeleça uma rotina, organize-se, tenha determinação e experimente”, orienta.