Ao enxergar a sala de aula como um espaço seguro, o estudante sente que tem a liberdade de compartilhar seus pensamentos sem ser julgado
Alguns alunos podem sentir muita insegurança na hora de expor uma ideia ou tirar uma dúvida em sala de aula, mas é importante que o aluno encare esse sentimento. Afinal, a escola tem como um dos seus principais objetivos preparar crianças e jovens para a vida adulta e, falar em público, seja expondo uma ideia ou tirando dúvida é uma habilidade que será cobrada deles posteriormente. Por isso, é fundamental que esse treino tenha início no período escolar.
Segundo Paula Pimenta, psicóloga do Serviço de Atendimento Psicológico (SAP) do Curso Anglo, compreender que não sabemos tudo ou que nossas ideias podem não agradar ou ser claras para o conjunto total de pessoas que nos escutam, faz parte da condição de ser humano. Compreender que os outros também tem suas dificuldades e que é justamente com a troca, na interação com o outro que a aprendizagem vai se completando é importante e ajuda a lidar melhor com o sentimento de insegurança.
“Ao expor uma ideia o/a aluno/a se coloca em evidência perante o grupo da sala e isso pode trazer receios, como ser taxado de “burro/a”, “metido/a”. O sentimento de segurança em expor uma ideia é um processo que não depende só do indivíduo, mas também de como o grupo consegue receber e não julgar a opinião do outro”, diz.
A especialista explica que é possível pensar em pelo menos três vantagens de se posicionar em sala de aula:
- ao expor uma dúvida sobre a matéria, por exemplo, o/a aluno/a tem a possibilidade de sanar uma dúvida que impede a compreensão do conteúdo, gerando dificuldades maiores no futuro
- o treino de falar em público, que envolve tanto a elaboração de uma fala compreensível, como também administrar o nervosismo desta ação
- a possibilidade de socialização, ao expor uma ideia outra pessoa pode se identificar com o modo como pensa e isso levar a uma conversa.
Como os professores podem ajudar esses alunos mais inseguros?
Para que um/a aluno/a se sinta seguro para falar em sala de aula é preciso ter um ambiente acolhedor, ou seja, existir o respeito de ser escutado/a, como também o cuidado desta fala ser incluída no contexto exposto. O professor tem um papel muito importante de promover este ambiente receptivo, como mediar e até provocar uma reflexão, considerando as diferentes ideias que possam surgir entre os alunos.
E existem também algumas tarefas que os alunos podem realizar para superar a insegurança de falar em sala de aula. Toda atividade que é realizada em grupo é um treino de convivência e de exposição de ideias/opiniões. É possível, por exemplo, aproveitar de um trabalho em grupo, com um menor número de pessoas, para expor o que pensa, para depois poder contribuir com suas ideias em sala de aula.
“O ponto importante é lembrar que segurança vem com treino, com exposição, com a coragem de se arriscar e compreender que tudo bem se a fala não saiu como gostaria, nada grave irá acontecer”, finaliza Pimenta.