Especialista explica como cultura e a linguagem são elementos intrinsecamente relacionados
A linguagem é um sistema complexo de símbolos que usamos para nos comunicar, imaginar e interagir com o mundo. Louise Potter, autora de inglês do Sistema Anglo, explica que, para além de um sistema universal, a linguagem é também uma estrutura muito pessoal e singular que está diretamente relacionada com as diferentes culturas em que todos estamos inseridos.
“Podemos dividir o mundo em vários grupos de acordo com a língua falada, visto que todos comunicam, interagem e se expressam usando um sistema específico. Também somos capazes de dividir o globo em várias macroculturas: cultura ocidental, cultura oriental, cultura africana, etc. Cada uma dessas culturas se expressa em diversas línguas, dialetos e linguagens corporais”, explica Louise.
Cultura, em suas múltiplas definições, pode ser descrita como padrões de um determinado grupo de pessoas, focalizando principalmente alguns aspectos externos específicos como: idioma, religião, culinária, artes, tradições e festas. No entanto, pode-se ir muito mais fundo do que isso e dizer que a cultura nos ensina como interagir com as pessoas ao nosso redor e como enxergar o mundo, embora o vejamos através de nossas próprias lentes culturais.
Por conta desses fatores, a cultura e a linguagem são elementos intrinsecamente relacionados, segundo a especialista. “Ver o mundo através de nossas lentes culturais significa que temos nossas próprias interpretações, devido às nossas próprias experiências, valores familiares, pontos de vista políticos, até mesmo nosso humor na mesa de jantar e muitos outros hábitos e influências cotidianas sutis.”
Nossa lente cultural nos leva a acreditar que quem somos e como vemos o mundo é um caminho de mão única. Podemos dizer que nossa lente cultural constrói nossa identidade. No entanto, Louise ressalta que isso não significa que o modo como enxergamos o mundo expressa a realidade.
Dessa forma, o aprendizado de um idioma incentiva os alunos a olharem para suas vidas e as de outras pessoas por meio de diferentes perspectivas. Segundo a autora, o objetivo é que os alunos mudem suas lentes, vejam cores diferentes e tenham experiências diferentes das suas, ao abraçar não somente o idioma que estão aprendendo, mas também a cultura, tornando-os mais compreensivos, abraçando a diversidade e compartilhando ideias neste mundo globalizado.
“As decisões que tomamos diariamente são devidas principalmente às nossas lentes culturais, restritas às nossas experiências, nos cegando do mundo real. Aprender outro idioma nos força a tirar nossas lentes culturais e nos incentiva a ver o mundo com outros olhos”, finaliza Louise.