5 dicas para professores ajudarem estudantes com dificuldade em Exatas

Sinalizar que aprender exatas requer treino e progressão gradativa de exercícios pode mudar a relação do jovem com as disciplinas

É comum que os estudantes tenham uma área do conhecimento preferida e outra que tenham mais dificuldade. O problema começa quando eles criam uma espécie de bloqueio, achando que não são capazes de entender determinado assunto ou disciplina.

Nesse momento, o papel do professor é fundamental para auxiliar o jovem e dar ferramentas para ele superar receios e dificuldades. Por isso, os autores Rodney Luzio, de matemática, e Robson Groto, de Química, separam 5 dicas para ajudar os estudantes com essa dificuldade. Veja abaixo:

Sem generalizações

É importante fazer o aluno analisar se a dificuldade em um assunto é nele próprio ou em um pré-requisito dele. Os especialistas explicam que é muito comum o estudante, por exemplo, achar que não sabe logaritmo e, na verdade, não saber regras de potenciação (pré-requisito para logaritmos). 

Mostrar aos alunos estruturas gerais de raciocínio lógico

Muitas vezes, os alunos também tendem a decorar exercícios específicos e não conseguem associá-los a estruturas mais amplas que resolvem uma variedade de exercícios. “Isso é particularmente importante para determinadas disciplinas de Ciências da Natureza, pois os alunos tendem a pensar apenas nos exercícios e não dão a atenção necessária para a teoria do assunto”, explica Groto. 

O domínio da teoria fará com que a resolução dos exercícios, incluindo os de maior grau de dificuldade, ocorra de forma mais natural, gerando maior confiança nos alunos.

Dedicação

Também é fundamental sinalizar que aprender Exatas requer treino e progressão gradativa de exercícios, segundo os professores. 

Relacionar conceitos 

“Os alunos acreditam que os conceitos são ‘independentes’ e não se relacionam entre si. Grande engano. À medida que o aluno se familiariza com os conceitos percebe uma ligação recorrente entre eles e isso facilita o aprendizado”, afirma Luzio. 

Cada um tem seu tempo

Reforçar que todos podem aprender Exatas faz toda a diferença. O tempo que um conteúdo faz sentido para cada estudante é diferente e respeitar esse ritmo de aprendizagem é fundamental.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *