4 obras importantes que abordam o antirracismo

Professor explica importância de dar visibilidade às resistências ao escravismo, ao combate ao racismo e à valorização de todos os aspectos da presença negra no Brasil

A Lei 10.639/03 determina a obrigatoriedade do ensino de “História e Cultura Afro-Brasileira” nas escolas do Brasil. Essa lei reconhece a importância da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional. Segundo Raphael Amaral (Tim), autor de História do Sistema Anglo, ela amplia a visibilidade das múltiplas contribuições da população negra nas áreas social, econômica, cultural e política pertinentes à História do Brasil.

“Se um dos aspectos mais cruéis do racismo é apresentar a população negra como desprovida de História, ou então meramente com uma História confinada à escravidão (não se mencionando mais nada que vá além do escravismo), optar por dar visibilidade às resistências ao escravismo, ao combate ao racismo, em suma, à valorização de todos os aspectos da presença negra no Brasil, contribui determinantemente nas lutas antirracistas”, diz o autor.

Ainda mais se considerarmos que a maior parte da nação brasileira é negra, ao debater o racismo nas escolas e as formas de combatê-lo, estão sendo pensadas formas de melhorar as condições de vida da maior parte da população do Brasil (algo que por si só já é extremamente positivo).

Pensando nisso, o educador separou quatro obras que abordam o tema. Confira abaixo:

Filme: “Doutor Gama” (2021)

O filme aborda a biografia de Luiz Gama, um dos principais líderes abolicionistas do Brasil, que se utilizou de seus conhecimentos sobre Direito para defender a liberdade de homens e mulheres que estavam na condição de escravidão.

Livro: “A Luta Contra o Racismo no Brasil”, de Dennis de Oliveira (2017)

A compilação de artigos organizada pelo professor e pesquisador da USP, Dennis Oliveira, reúne intelectuais e militantes traçando as trajetórias dos movimentos negros no Brasil.

Livro: “Pequeno Manual Antirracista”, de Djamila Ribeiro (2019)

Djamila Ribeiro, filósofa e destacada liderança negra brasileira, debate o racismo estrutural, o papel da branquitude, violências e afetos nessa coletânea de onze ensaios escritos pela autora, buscando suscitar indagações fundamentais a todas as pessoas que buscam combater o racismo.

Filme: “Quanto Vale, Ou É Por Quilo?” (2005)

A partir de mecanismos que as elites brasileiras utilizam para praticarem sonegação fiscal, o filme traça continuidades entre o escravismo do Brasil colonial e imperial com os dias contemporâneos, valendo-se para isso da obra de Machado de Assis.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *