A professora Luciana Migliaccio aponta três etapas essenciais: ler a coletânea, selecionar informações e realizar um rascunho
A redação aparece na maioria dos vestibulares como parte essencial para a aprovação dos candidatos. Por isso, é fundamental que os estudantes dediquem um tempo de preparo exclusivo para a escrita, tanto nos meses que antecedem o exame, realizando treinos, quanto no dia da prova, efetuando o processo com muita atenção.
Ao contrário do que alguns podem pensar, é completamente normal sentir dificuldade ao elaborar uma redação, até porque a escrita não vem naturalmente, é desenvolvida ao longo do ensino. “Eu acho sempre legal ressaltar isso: a escrita não é um ato natural. A escrita é um ato socialmente apreendido”, explica a professora Luciana Migliaccio, conhecida como Lucy, do Curso Anglo. “Então, é muito difícil que você tenha um texto que saia pronto da sua cabeça”.
Com isso em mente, o jovem deve entender a estratégia para estruturar um texto com tempo limitado e um objetivo específico. Confira as dicas da professora para organizar uma redação:
A leitura atenta da coletânea
No exame, o tema da redação pode ser apresentado de maneira evidente, por extenso em negrito, ou implícita, apenas pela junção dos elementos introdutórios, como textos e imagens. De qualquer forma, a leitura atenta da coletânea, colocada naquele espaço justamente para motivar e amparar o candidato, é o primeiro passo para a escrita.
Sobre o material da coletânea, a professora explica: “São textos informativos e não analíticos. Mesmo que apresentem algum tipo de posicionamento, não vêm com uma argumentação, vêm apenas com uma descrição”. Logo, o papel do candidato é, de fato, elaborar os pontos mais relevantes, apresentando argumentos completos, com embasamento e posicionamento. A coletânea é simplesmente o ponto de partida.
No entanto, é essencial realizar a leitura com calma e uma caneta na mão. “Texto lido é texto rabiscado”, comenta Lucy. “Isso já funciona como uma espécie de pré-rascunho”. A partir dessas anotações, o estudante já consegue visualizar qual será o caminho da própria redação e, inclusive, pensar em elementos de repertório que podem ser associados ao tema.
Seleção de informações
Depois do processo de ler e fazer anotações em relação à coletânea, o jovem, provavelmente, já teve ideias para o seu texto. Esse é o momento ideal para organizar informações e perceber o que cabe ou não ser exposto. Para isso, é essencial voltar a analisar o tema que orienta a redação.
É interessante conectar o tema com outras áreas do saber, trazendo referências e repertório cultural. Tudo isso deve ser feito sem fugir do foco principal e sempre reforçando o seu posicionamento.
O rascunho
O planejamento é, portanto, indispensável para um bom texto. Nesse quesito, o rascunho entra como uma excelente ferramenta, mas não é necessário escrever um texto completo como esboço. Na prática, isso pode atrapalhar, até porque o tempo nem sempre será suficiente. “Não dá tempo para fazer um rascunho detalhado. O que o estudante vai fazer é planejar o texto dele com tópicos”, explica a profissional. Alguns também chamam essa técnica de mapa mental.
Seguindo esses processos com calma e atenção, o candidato, com certeza, escreverá a redação com mais facilidade. Se prestar atenção no tema e na estrutura solicitados, a chance de sucesso será ainda maior.