Além de promover um melhor desempenho acadêmico, o estudo gradual ajuda a reduzir o estresse e a manter o equilíbrio
Em avaliações regulares da escola, sejam bimestrais ou semanais, muitos alunos costumam deixar para estudar apenas na véspera da prova. Essa prática pode funcionar para aqueles que querem passar de ano sem absorver de forma mais profunda o conteúdo. Porém, no contexto de exames de vestibular e Enem, esta não é uma estratégia efetiva.
“Pensando que os estudantes terão que lidar com todo o conteúdo do Ensino Médio, é importante que criem uma rotina de estudos”, afirma Lorena Conde, psicóloga do Serviço de Atendimento Psicológico do Anglo Vestibulares. “Preparar-se de forma gradual, planejando os estudos e a rotina, faz com que o aluno veja os conteúdos de maneira detalhada, o que ajuda a manter a eficiência do aprendizado ao longo do ano.”
Estratégias para se preparar de forma gradual para os exames
A especialista fornece algumas dicas para criar esse hábito:
- Defina um tempo de estudo para cada matéria: saber quantas horas de dedicação são necessárias para entender cada disciplina ou assunto é importante para manter a produtividade, reservando assim um tempo adequado para cada conteúdo.
- Priorize os pontos fracos: identificar as matérias em que tem maior dificuldade auxilia o estudante a não se perder em meio a tantos assuntos que precisará acompanhar, seja com os professores ou sozinho.
- Estude matérias específicas das segundas fases: com uma melhor organização do tempo, é possível adiantar conteúdos e não deixar para compreender as matérias mais difíceis somente na reta final.
- Desenvolva técnicas de revisão: mapas mentais ou flashcards são estratégias de estudo a longo prazo, muito relevantes para acompanhar o progresso dos assuntos novos sem perder os detalhes dos antigos.
Lorena também diz que uma boa forma de avaliar se o aluno está aprendendo as matérias é por meio de simulados. “Além de testar conteúdo, ele consegue criar uma situação semelhante ao dia da prova”. Após o simulado, é imprescindível analisar os erros e acertos para poder focar nos pontos que precisam ser melhorados.
Foco na saúde mental
Um planejamento prévio e um hábito de estudos consistente pode deixar os estudantes mais tranquilos e confiantes com seus conhecimentos. “Diante desse cenário intenso que é o ano de estudo de um vestibulando, é importante encontrar maneiras de equilibrar a rotina, para que chegue no período de provas com menos ansiedade e estresse”, comenta a psicóloga.
Para isso, é importante não deixar de lado o tempo de descanso e lazer, pois é por meio desses momentos que o aluno pode se distrair e relaxar a mente. “É necessário estipular, na rotina de estudos, momentos de descanso, bem como atividades físicas e práticas de relaxamento para reduzir o estresse”. Manter uma alimentação adequada e prezar por qualidade de sono são outros cuidados a ser tomados.