Abrindo os olhos da sociedade para a situação das crianças e os olhos das crianças para o mundo

Projeto Olhos Abertos, criado por alunos do Anglo Vestibulares, uniu-se à ONG S.A.S Brasil na realização de ação social em comunidade carente

“Miguilim olhou. Nem não podia acreditar! Tudo era uma claridade, tudo novo e lindo e diferente, as coisas, as árvores, as caras das pessoas. Via os grãozinhos de areia, a pele da terra, as pedrinhas menores, as formiguinhas passeando no chão de uma distância. E tonteava. Aqui, ali, meu Deus, tanta coisa, tudo… O senhor tinha retirado dele os óculos, e Miguilim ainda apontava, falava, contava tudo como era, como tinha visto. ”

Eis um dos tantos belíssimos trechos da obra do escritor mineiro Guimarães Rosa. Em Campo Geral, novela do livro Corpo de Baile, acompanhamos a história de formação do garoto Miguilim. Rosa constrói uma narrativa em que são comparadas à evolução da visão de mundo de seu personagem, tanto de modo psicológico como literal. No meio da história, descobrimos que o protagonista é míope. O trecho acima mostra o momento em que um doutor lhe empresta os óculos ao menino.

Nem todas as crianças têm assistência oftalmológica desde cedo. Muitas precisam usar óculos, mas suas famílias não possuem condições de adquiri-los. Foi pensando nessa situação que alunos do Curso Anglo (SP) iniciaram o projeto Olhos Abertos. No início do ano, 54 alunos foram convidados a participar de um projeto cujo intuito é desenvolver a liderança e promover o autoconhecimento. Em parceria com a ONG S.A.S (Saúde, Alegria e Sustentabilidade nos Sertões), o Curso Anglo levou 30 desses alunos para uma expedição no município de Sete Barras (SP).

O objetivo da expedição foi dar oportunidade aos alunos de vivenciarem na prática o sonho de suas carreiras na área da saúde e, ao mesmo tempo, conhecerem uma outra realidade do país, fazendo o bem à população da região.

O resultado foi uma transformação em todos que se engajaram no projeto, incluindo os alunos e colaboradores do Anglo, time e voluntários da ONG S.A.S., alunos de Odontologia da USP, equipe de Oftalmologistas, residentes do Hospital Albert Einstein, professoras e outros voluntários do município de Sete Barras.

O grande ganho de todo o trabalho não foi só para as mais de 540 pessoas atendidas, mas também para a equipe, que levou saúde e alegria com os atendimentos e programações recreativas para o Vale do Ribeira. “Visto que muitos dos alunos pretendem cursar Medicina, quisemos promover um contato com a área da Saúde, aproximando os estudantes da prática, no atendimento a comunidades carentes”, conta Dalicária Alonso, tutora da ação e Analista de Projetos da SOMOS Educação.

Para que a expedição acontecesse, os alunos do Anglo Vestibulares criaram uma campanha no Catarse, site de financiamento coletivo, em que cada usuário pôde realizar uma pequena doação em dinheiro. Além desse recurso, o projeto também promoveu rifas, serenatas e outras ações que movimentaram o Anglo. Tudo isso chamou a atenção da Faber Castell, que doou várias caixas de lápis para o projeto, e resultou numa arrecadação de quase R$ 15.000,00.

Após esse período de arrecadações, os integrantes do Olhos Abertos participaram como voluntários na ação da S.A.S na escola municipal Prof. Durval de Castro, em Sete Barras. Por três dias, organizaram uma variada programação, com teatro, brincadeiras e palestras. As salas de aulas transformaram-se em consultórios infantis, odontológico e oftalmológico, e os pátios em centros recreativos.

Nessa triagem, puderam avaliar como anda a saúde dos estudantes. O atendimento terá continuidade pela secretaria de Saúde do município. No próximo dia 12 de outubro, Dia das Crianças, serão entregues às crianças atendidas no projeto os óculos de grau confeccionados com o dinheiro arrecadado.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *