Exercício entre pais e alunos incentiva a leitura


 

Parentes dos estudantes leram livros para a sala com o intuito de alcançar 30 títulos

Considerado prazeroso por muitos, o ato de ler é estimulado durante a infância e desenvolvido ao longo da vida, seja por ajuda dos parentes ou dos professores. Com isso em mente, o Anglo Piracicaba (SP) criou uma meta de ler 30 títulos com os alunos do Jardim I.

O projeto contou com a participação dos familiares das crianças, que escolhiam a obra e a maneira de contar para os pequenos. Durante aproximadamente quatro meses, os alunos receberam visitas duas vezes por semana. O diferencial do trabalho foi a criatividade presente nas apresentações dos pais. Alguns optaram por teatro de fantoches enquanto outros usaram recursos como livros Pop-up.

A professora Gisele Casale explica que a ideia surgiu a partir do interesse dos alunos: “A turma sempre gostou muito de literatura, diferentes estilos de texto e de história. Baseado nisso, nós desenvolvemos o exercício buscando incentivar a leitura, aumentar o repertório e trazer os laços familiares para dentro da escola”.

Após 30 sessões de cultura e entretenimento foi realizado um piquenique literário como forma de celebração do término do projeto. Uma contadora de histórias foi convidada para ler um conto às crianças. Os alunos também realizaram uma troca de livros; todos com dedicatórias.

Casale também conta que o resultado do trabalho foi recompensador. “O envolvimento dos pais foi ótimo. Essa foi a primeira vez que realizamos um projeto do tipo e ver as crianças entusiasmadas esperando pela vez dos pais delas lerem algo para a sala toda era algo incrível. Agora, nós tentaremos aplicar o projeto também em outras séries”.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *