Ensino Fundamental produz filmes sobre o tema solidariedade

Colégio-Renovação-Noite-de-OscarNoite de gala elege os melhores documentários feitos por estudantes do Colégio Renovação

O tapete vermelho no auditório do Colégio Renovação, em São Paulo, já demonstra o que está por vir. Na plateia, os alunos aguardam apreensivos o resultado de um ano de dedicação. A noite de gala é a consolidação do Projeto Documentário, o Oscar da instituição paulista.

Em seu nono ano de existência, o projeto desenvolvido com estudantes do nono ano do Ensino Fundamental consiste na produção de documentários temáticos durante todo o período letivo. Os alunos são divididos em grupos de sete e tomam conta de todos os processos do filme, do roteiro até a edição de som.

“Cada ano escolhemos um tema relacionado a cidade de São Paulo – este ano é solidariedade. A gente trabalha com eles desde fevereiro, faz toda a pesquisa, orienta os projetos como se fosse uma espécie de TCC [Trabalho de Conclusão de Curso]”, conta a coordenadora pedagógica Carla Amaral.

Na primeira fase, os grupos pesquisam o papel de cada função: editor, roteirista, diretor, etc. Eles identificam o que gostariam de fazer e se dividem. No final do projeto, cada um concorre em uma categoria na premiação. Os melhores são decididos por uma banca formada por professores, coordenadores e direção.

“A ideia é eles se familiarizarem com os conceitos de filmagem e sair um pouco do dia a dia da escola, ter essa consciência de trabalhar em grupo. Eles precisam se entender e fazer as coisas acontecerem. No final, os vídeos são exibidos para toda a comunidade. O envolvimento dos estudantes e o crescimento deles com o trabalho é impressionante”, afirma a coordenadora.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós.

 

One comment

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *