Engenharia mecânica: we can do it

Já se foi o tempo em que os homens dominavam os cursos de engenharia mecânica. Empoderadas, as mulheres estão conquistando seu espaço na área e a tendência é que o mercado fique ainda mais equilibrado nos próximos anos.

“Engenharia mecânica é aquela que conserta carros, né?” – Talvez essa seja a pergunta mais frequente entre os vestibulandos.

A verdade é que essa engenharia cuida da análise, operação, construção e manutenção de sistemas mecânicos no geral, ou seja, todos os sistemas que envolvem máquinas ou mecanismos automatizados, seja ele um ar-condicionado, um avião ou até uma batedeira, por exemplo.

O profissional projeta e desenvolve máquinas e sistemas termodinâmicos para todo o tipo de indústria. Além disso, ele também pode atuar na área de pesquisa, liderar equipes de produção ou atuar em controle de qualidade.

Who run the world?

Você sabia que a cadeira da vice-presidência de engenharia de hardware da Apple é ocupada por uma mulher engenheira?

Kate Bergeron

Kate Bergeron é formada em engenharia mecânica pela Universidade do Colorado em Boulder e começou sua carreira na Apple em 2002. De lá pra cá, ela trabalhou em várias áreas da empresa, inclusive fez parte da equipe de design do Mac e atuou na área de novas tecnologias, como a Apple TV.

Não bastasse isso, ela também dá aulas no MIT – onde projeta tecnologias para ajudar a tirar as pessoas da pobreza.

Sobre o curso

Como uma boa engenharia, o curso vai exigir bastante interesse nas ciências exatas (não tem jeito!). Matemática e física, principalmente, vão nortear muitos trabalhos.

Formação

O curso dura em média cinco anos.

#ficaadica

Para as meninas interessadas em fazer engenharia mecânica, não deixem de acessar o Mulheres na Engenharia. O blog reúne opiniões e dicas de mulheres que escolheram a engenharia como carreira.

cta-anglo-nobel