Empreendedorismo e consumo consciente na escola

As gerações Y e Z são ávidas por mudanças, atentas ao contexto mundial e, claro, muito conectadas às novas tecnologias. Mas não é só isso: boa parte dos jovens quer contribuir de alguma forma para melhorar a realidade ao seu redor e pensa em ter seu próprio negócio um dia.

A educação financeira tem se destacado em países como Estados Unidos, Reino Unido, Nova Zelândia, por exemplo. No Brasil, desde 2010, foi criada a Enef (Estratégia Nacional de Educação Financeira) pelo Governo Federal, que busca fomentar a educação financeira no país e o consumo mais responsável.

O futuro de gerações sustentáveis financeiramente é reflexo das atitudes do presente, e a escola tem um papel imprescindível nessa construção. Pensando nisso, o Colégio Anglo São João da Boa Vista trabalha com empreendedorismo durante todo o ano.

O resultado do aprendizado apareceu na Feira do Empreendedorismo organizada pela escola, em parceria com o SEBRAE. Alunos do 1º ao 5º ano montaram “lojas” para vender produtos. Ervas aromáticas, Locadora de livros e gibis, bolos foram alguns dos itens desenvolvidos.

Os alunos colocaram em prática o que foi abordado em aula: o que é empreendedorismo, quais etapas no plano de negócios deve considerar etc. Segundo a professora Karina Comar, eles estudaram qual embalagem iriam criar e fizeram uma espécie de estudo de mercado para entender o que o público poderia gostar mais e o que daria mais certo, entre outros.

“Falar em empreendedorismo é pensar nos quatro pilares da educação: conhecer, fazer, agir e viver. Durante todo o processo, isso aconteceu e foi nítida as pesquisas e o trabalho em equipe”, ressalta a professora.

O projeto busca contribuir para a formação de cidadãos críticos, capazes de idealizar e realizar projetos individuais e coletivos. Eles podem não ser empresários no futuro, mas certamente serão consumidores conscientes.

 COMO FAZER NA MINHA ESCOLA

Aqui, você pode conhecer a proposta do SEBRAE direcionada às escolas. A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse aluno e incentivá-lo a comportamentos empreendedores.

Que tal começar justamente com a Feira do Empreendedorismo?

 INSPIRE-NOS

Falar sobre poupança, investimento e consumo consciente fará uma grande diferença na vida de crianças, adolescentes e jovens.

E aí, qual impacto você quer causar no mundo como escola, aluno, gestor ou professor?

Conte-nos uma iniciativa inspiradora da sua escola aqui e vamos publica-la no blog.